Objectivos

Mestrado Bolonha em Biotecnologia

Mestrado Bolonha em Microbiologia

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

A disciplina tem como objectivo familiarizar os alunos com as abordagens e as tecnologias mais modernas que são usadas para a engenharia de micróbios tendo em vista a sua aplicação em processos biotecnológicos de elevado impacto societal. A utilização de estratégias de engenharia genética e genómica em diferentes bioprocessos (como a produção de biocombustíveis ou de biopolímeros) serão objecto de detalhe, explorando para tal a disponibilidade hoje existente de um grande número de sequências genómicas. Os conceitos subjacentes à modelação metabólica à escala do genoma serão também abordados, assim como os métodos usados para a prospecção de vias bioquímicas “new-to-nature” quepermitam conduzir processos que até hoje não são feitos por via microbiana, numa perspectiva de biologia sintética. Finalmente, os métodos usados para o screening high-throughput das estirpes com melhor performance serão também abordados, com ênfase para a utilização de biossensores moleculares. As vantagens, limitações e dificuldades destas abordagens serão colocadas em contextos com as suas aplicações reais através da apresentação e discussão de trabalhos de investigação publicados na literatura (ministrados pelos docentes ou por oradores convidados) e também através da realização de pequenos projectos de investigação conduzidos pelos próprios alunos.