Sumários

T28

19 dezembro 2019, 14:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Simulação directa. Descrições matriciais de redes lineares. Conversores e inversores de imitância. Transformador e girador. Equivalências entre circuitos. Realizações em cascata. Transformador e girador. Equivalências entre circuitos. Realizações em cascata. Realização com amplificadores operacionais. Nulor, anulador e anuidor. Conversores e inversores com um amplificador operacional. GIC. Simulação de bobines. Método de Bruton. Super-condensador e super-bobine. Simulação de super-condensador com GIC. Conversão parcial de impedâncias. Secções biquadráticas com GICs.


L6

16 dezembro 2019, 17:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Projecto e realização de IIR passa-banda.


T27

16 dezembro 2019, 15:30 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Simulação de filtros passivos. Argumento de Orchard e equação de Feldtkeller. Simulação operacional de filtro passa-baixo polinomial. Simulação de filtro passa-baixo com zeros a frequência finita. Realização de filtros passa-banda e filtros passa-alto. Integradores e sua realização com circuitos RC-activos, SC e digitais. Realização de filtros por simulação operacional com os vários integradores. Exemplos de aplicação.


T26

12 dezembro 2019, 14:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Ciclos limite por quantificação dos resultados das operações em filtros recursivos. Ciclos limites por overflow. Modelo estatístico de ruído de quantificação.  Análise de filtros com modelo de ruído. Escalamento. Emparelhamento pólos-zeros e ordenamento de secções biquadráticas. Exemplos de aplicação.


P8

9 dezembro 2019, 17:00 Teresa Maria Canavarro Menéres Mendes de Almeida

Exercícios sobre realização de filtros digitais recursivos.