Programa

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia

Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Programa

Processos industriais com necessidade de calor/frio e temperatura disponível. Sistemas para produção de “calor” (energia térmica a elevadas temperaturas). Geradores de vapor, caldeiras, fornos e bombas de calor e uso de recuperação de calor. O caso das incineradoras de resíduos sólidos urbanos (RSU) e resíduos líquidos urbanos (RLU) e vantagens e desvantagens da incineração. Uso de fluido térmico, vapor e água quente. Uso de recuperação de calor. Princípios gerais a seguir na escolha dum sistema. Sistemas para produção de frio (energia térmica a baixas temperaturas) e equipamentos para utilização de frio. Criogenia. Ciclo de Linde-Hampsom. Os casos dos ciclos de compressão de vapor e de absorção. Princípios gerais a seguir na escolha dum sistema. Permutadores de calor. Tipos de permutadores. Transferência de calor sensível e latente. Dimensionamento de permutadores. Associação de permutadores. Acumulação de calor/frio. Acumulação de calor sensível e latente.