Sumários

P4B

15 novembro 2018, 18:30 Vitor Malo Machado

Resolução de problemas sobre circuitos em regime forçado sinusoidal: Circuito indutivo RL em paralelo com C. Compensação do fator de potência.

T17

15 novembro 2018, 15:30 Vitor Malo Machado

Impedância do transformador real. Carácter desmagnetizante e magnetizante da influência do secundário sobre o primário. Esquema equivalente do transformador: escolha do esquema equivalente por escolha da relação de transformação do transformador ideal; esquemas fisicamente realizáveis; validade no domínio do tempo; esquema equivalente referido ao primário.

4ª Aula de Problemas - Turno 4ªfeira 15h30-16h30

14 novembro 2018, 15:30 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Resolução de um problema sobre circuitos em regime forçado sinusoidal: Circuito RL em paralelo com C.

P4A

13 novembro 2018, 15:30 Vitor Malo Machado

T16

13 novembro 2018, 12:30 Vitor Malo Machado

Operador impedância de um circuito linear a funcionar em regime forçado sinusoidal: Resistência equivalente e reactância; dependência com a frequência. Admitância. Ressonância em circuitos em regime forçado sinusoidal: interpretação energética. Particularização para o circuito RLC série: condição de ressonância; impedância mínima e valor máximo do valor eficaz da corrente na situação de ressonância; factor de qualidade - definição energética.
Circuitos com ligação magnética - transformador monofásico. Equações em valores instantâneos. Caso linear: equações vectoriais em regime forçado sinusoidal. Noção de transformador perfeito e ideal: transformador de tensões e de correntes; transformador de impedâncias; interpretação energética do transformador ideal.