Sumários

1ª Aula de Laboratório - Turno 4ªfeira 15h30-17h30

26 setembro 2018, 15:30 Maria Eduarda De Sampaio Pinto de Almeida Pedro

Apresentação do laboratório. Análise de duas questões práticas relacionadas com o 1º trabalho laboratorial: Campo eléctrico de um filamento de carga; Campo eléctrico de uma linha bifilar simétrica.


1ª Aula de Laboratório - Turno 3ªfeira 15h30-17h30

25 setembro 2018, 15:30 João Filipe Pereira Fernandes

Apresentação do laboratório. Análise de duas questões práticas relacionadas com o 1º trabalho laboratorial: Campo eléctrico de um filamento de carga; Campo eléctrico de uma linha bifilar simétrica.


T3

25 setembro 2018, 12:30 Vitor Malo Machado

Condutores em equilíbrio electrostático: relação entre a densidade superficial de carga eléctrica dum condutor e a intensidade do campo eléctrico perpendicular à superfície do condutor. Conceitos de condensador e de capacidade (dieléctrico linear). Energia eléctrica armazenada num condensador com dieléctrico linear e não-linear; densidade de volume da energia eléctrica armazenada no campo eléctrico. Sistemas de N+1 condutores em equilíbrio electrostático. Matriz dos coeficientes de capacidade. Propriedades da matriz dos coeficientes de capacidade.


Aula não lecionada

20 setembro 2018, 18:30 Vitor Malo Machado

Inscrições nos turnos de laboratório.


T2

20 setembro 2018, 15:30 Vitor Malo Machado

Cap. 2. Electrostática. Leis fundamentais. Campo eléctrico gradiente. Função potencial. Ortogonalidade entre superfícies equipotenciais e linhas de força do campo eléctrico. Tensão eléctrica entre dois pontos (independente do caminho de integração); diferença de potencial. Lei das tensões de Kirchhoff (KVL). Relação entre carga eléctrica e fluxo do deslocamento eléctrico. Linhas de força (abertas) do campo eléctrico originadas por distribuições complementares de carga eléctrica. Polarização de um dieléctrico: susceptibilidade eléctrica e constante dieléctrica dum material isolante. Disrupção de um meio dieléctrico - campo eléctrico de disrupção.