Sumários

3ª aula de laboratório - turno B

25 outubro 2010, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do 2º trabalho de laboratório: "Estudo de um Circuito Magnético e dos Fenómenos de Indução Magnética Associados".


12ª aula teórica (turmas 4 e 5)

25 outubro 2010, 12:30 José António Marinho Brandão Faria

Fenómenos de indução magnética em circuitos em movimento. Invariância relativista das equações de Maxwell. Relações entre os campos eléctrico e magnético, descritores de um mesmo campo electromagnético, mas medidos por dois observadores distintos em movimento relativo (com v << c). Campo eléctrico devido ao movimento Ev. Generalização e re-interpretação da Lei da Indução com vista à análise de circuitos em movimento. Exemplo de aplicação: barra deslizante sobre dois carris.

Fundamentos da conversão mecano-eléctrica e electro-mecânica de energia.

Aplicação da lei geral da indução ao principio de funcionamento da máquina homopolar: disco de Faraday (gerador de tensão contínua).

Aplicação da lei geral da indução ao principio de funcionamento da máquina heteropolar. Espira girante no entreferro dum circuito magnético (com campo B estacionário e uniforme) originado por uma corrente de excitação contínua. Fluxo ligado com a espira girante e sua dependência com o ângulo de rotação.


3ª aula de laboratório - turno A

22 outubro 2010, 08:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Realização do 2º trabalho de laboratório: "Estudo de um Circuito Magnético e dos Fenómenos de Indução Magnética Associados".


3ª Aula de Laboratório (5ª Feira - Turno A)

21 outubro 2010, 17:00 Vitor Malo Machado

Execução do 2º Trabalho de Laboratório: "Estudo de um circuito magnético e dos fenómenos de indução electromagnética associados".


11ª aula teórica (turmas 1, 2 e 3)

21 outubro 2010, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Exemplo de aplicação da lei da indução a um par de fios perturbado por ruído magnético externo (mitigação do efeito do ruído por dobragem periódica dos fios). Aplicação da lei da indução à determinação das tensões aos terminais de duas bobinas com ligação magnética: análise do caso de o núcleo ter comportamento linear; utilização dos coeficientes de indução para resolver o problema; interpretação física do aparecimento da tensão aos terminais da bobina em vazio. Aplicação da lei da indução à determinação das tensões aos terminais de duas bobinas enroladas num núcleo com comportamento não-linear (com patamar de saturação constante).

Correntes turbilhonares associadas ao campo eléctrico de indução Ei existente no volume do núcleo de ferro; perdas de Foucault. Técnicas de mitigação das correntes turbilhonares (núcleos laminados e ferrites).