Sumários

3ª aula de laboratório - turno A

24 outubro 2008, 17:00 Manuel Ventura Guerreiro das Neves

Execução do 2º trabalho laboratorial: "Estudo de Um Circuito Magnético e dos Fenómenos de Indução Magnética Associados".


12ª aula teórica

23 outubro 2008, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Invariância relativista das equações de Maxwell. Campo electrodinâmico Ev. Generalização da lei da indução ao caso de circuitos em movimento. Conversão electro-mecânica e mecâno-eléctrica de energia. Aplicação da lei da indução ao principio de funcionamento da máquina homopolar (disco de Faraday).


11ª aula teórica

21 outubro 2008, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Aplicação da lei da indução à determinação das relações entre tensões e correntes em sistemas com ligação magnética. Análise dum caso linear (com emprego dos coeficientes de indução) e dum caso não-linear com corrente de excitação acima do limiar da saturação. Interpretação física da tensão indutiva aos terminais duma bobina em vazio. Correntes turbilhonares associadas ao campo eléctrico de indução existente na massa do núcleo de ferro; Perdas de Foucault; Técnicas de mitigação das correntes turbilhonares (núcleos chapeados; ferrites).


2ª Aula de Laboratório (5ª Feira - Turno B)

16 outubro 2008, 17:00 Vitor Malo Machado

Execução do 1º Trabalho Laboratorial: "Determinação Experimental da Matriz dos Coeficientes de Capacidade de um Sistema de N+1 Condutores por Analogia Reo-Eléctrica".


10ª aula teórica

16 outubro 2008, 15:30 José António Marinho Brandão Faria

Energia magnética dum sistema de N circuitos acoplados indutivamente.

Parte 3 - Campos lentamente variáveis no tempo. Critério a aplicar na definição dum regime quase estacionário. Particularização das Equações de Maxwell para o domínio dos fenómenos de indução magnética (Cap. 5) e fenómenos de indução eléctrica (Cap. 6).

Cap. 5 - Fenómenos de indução magnética. Leis fundamentais. Campo eléctrico gradiente e campo eléctrico de indução. Potencial vector. Distinção entre tensão eléctrica e diferença de potencial; dependência da tensão com o caminho de integração. Lei da indução. Exemplo de aplicação da lei da indução a um par de fios perturbado por ruído magnético externo (mitigação do efeito do ruído por dobragem periódica dos fios).