Métodos de Avaliação

Época Normal
A avaliação da unidade curricular de Engenharia de Software é composta pelos seguintes elementos:
  • Um Projecto (P) realizado em avaliação contínua, por grupos de 6 elementos, com semanais ao longo do semestre: 30% da nota final, nota mínima 8.0 valores em 20;
  • Dois Testes (T1 e T2) teórico-prático: 70% da nota final, nota mínima de 9.0 valores em 20. 50% de cada um dos testes é sobre a matéria teórica e 50% sobre a componente de projecto.
Nota Final
A nota final é calculada de acordo com a fórmula:
  • NotaFinal = 0.7x(T1 + T2) + 0.3xP
  • se (T1 + T2) < 9.0 então RE
  • se P < 8.0 então RE
  • se NotaFinal < 9.5 então RE
  • senão ROUND(NotaFinal)
O sistema de avaliação da unidade curricular favorece os alunos que participem activamente no desenvolvimento do projecto e de forma sustentada durante o semestre nas aulas teóricas e práticas.
Não aproveitam notas de anos anteriores nem se congelam notas para anos futuros (decisão da área de MTP e recomendação da Coordenação).
Alunos com estatuto de trabalhador estudante
Para os alunos que tenham estatuto de 'trabalhador estudante' junto da secretaria (e que apareçam como tal no Fénix) aplica-se o seguinte:
  • Tal como indicado no enunciado geral do projecto, podem comparecer apenas na discussão, mas têm de fornecer semanalmente a mesma informação dos restantes alunos;
  • A componente prática não é guardada de um ano para o outro. Logo, terá de ser repetida mesmo que já tenha sido obtida aprovação.
Época Especial
Para os estudantes que se qualifiquem para a época especial, a avaliação será realizada através de um exame que representa 70% da nota final e um projeto que representa 30% da nota final. Note-se que até 50% do exame incidirá sobre temas desenvolvidos no projeto nos laboratórios. Na prática, isso significa que os alunos terão de demonstrar um bom conhecimento das tecnologias discutidos nas aulas de laboratório, bem como de Programação em Java e Programação Orientada por Objetos em geral.