Primeira parte do projecto

Q: Como é que se lida com herança na DML?

R: Dado duas classes, Fruta e Maça, que representam entidades que devem pertencer ao estado persistente de uma dada aplicação e que estão relacionadas por uma relação de herança, a forma de modelar isto com a DML é a seguinte:

// ficheiro frutaria.dml

class Fruta {

String cor;

int peso:

}

class Maca extends Fruta {

  String origem;

}

// fim do ficheiro.

Note-se que existe uma classe intermédia na relação de herança entre Frutae Maca. De acordo com a DML, cada entidade declarada no ficheiro dml herda de uma class _Base. Neste caso, Maca é uma sub-classe de Maca_Base. A forma de garantir a relação de herança entre Maca e Fruta expressa no ficheiro dml, é ter Maca_Base como uma sub-classe de Fruta.

O problema desta solução é que no construtor de Maca, as referências a possíveis construtores da super classe (via super) referem-se à classe Maca_Base e não Fruta, como seria desejável. Uma forma de ter um mecanismo semelhante é definir o código de inicialização não no construtor mas noutro método (por exemplo init). Assim, ter-se-ia o seguinte nas classes derivadas:

// Ficheiro Fruta.java

class Fruta extends Fruta_Base {

  public Fruta() {}

  protected void init(String cor, int peso) {

    setCor(cor);

    setPeso(peso);

  }

  ...  // restantes métodos de Fruta

}

// Ficheiro Maca.java

class Maca extends Maca_Base {

  public Maca() {}

  protected void init(String pomar, String cor, int peso) {

    init(cor, peso);

    setPomar(pomar);

  }

  ...  // restantes métodos de Maca.

}

 
Desta forma, para se criar um objecto Maca e inicializá-lo pode-se fazer:
Maca m = new Maca();
m.init("IST", "Black", 100);

Funcionamento da Disciplina

Q: Qual o endereço e-mail geral da cadeira? 
R: O endereço geral da cadeira é leica-es@disciplinas.ist.utl.ptpara o pólo da Alameda e leict-es@disciplinas.ist.utl.ptpara o Tagus.

Q: É possível congelar a nota da disciplina, do projecto e/ou do exame? 
R: Não. A recomendação, quer dos Orgãos da Escola, quer da Coordenação de Licenciatura da LEIC e da LERC, é contra esta prática. Adicionalmente, existe uma decisão da área científica de MTP (a que a disciplina pertence) que impede que os docentes guardem notas de componentes individuais da avaliação. Esta decisão aplica-se a todos os alunos.

Q: Sou trabalhador-estudante, qual é o método de avaliação para alunos na minha situação?
R: O mesmo que para os restantes alunos. No entanto:

  • Não é exigida presença obrigatória nas aulas laboratoriais, pelo que os trabalhadores-estudantes devem, perferencialmente, integrar-se em grupos com outros colegas nas mesmas condições de inscrição.
  • O planeamento semanal que deverá ser entregue nas aulas de laboratório, terá de contemplar todos os elementos da equipa. Os alunos trabalhador-estudante não serão obrigados a comparecer nas reuniões semanais.
  • O trabalho cooperativo não será necessariamente presencial mas o aluno trabalhador estudante deverá ter em conta que tanto o projecto como os conhecimento acerca da metodologia SCRUM serão alvo de avaliação no exame.