Planeamento
Aulas Teóricas
Apresentação da disciplina
Apresentação da cadeira:
- Objectivos
- Enquadramento da Eng. de Software.
- Método de Avaliação
- Funcionamento das aulas de laboratório
- Bibliografia
Introdução à Engenharia de Software
Caracterização da Engenharia de Software:
- Objectivos
- Problemas específicos da Engenharia de Software face às outras engenharias
- Caracterização da evolução dos sistemas
- As facetas da qualidade na Engenharia de Software
- Descrição das técnicas a aplicar na Engenharia de Software
- Conclusões
Gestão de Projecto
Definição. Factores técnicos e não técnicos: papéis na equipa, comunicação, organização da equipa, reuniões.
Gestão de Projecto
Factores técnicos: criação e organização da equipa. Ciclos de produtividade. Deliverables. Potencial podutivo. Espaço da equipa. Passagem de testemunho.
Gestão de Projecto
Actividades. Grafo de actividades. Estimação do término. Método do caminho crítico. Estimativas: pert.
Gestão de risco: impacto, probabilidade e controlo.
Gestão de projecto
Estimação de esforço. Incerteza das estimativas: causas e factores. Cocomo.
Gestão de projecto
Equipas produtivas. Extreme programming.
Gestão de projecto
Extreme programming. Planeamento.
Gestão de projecto
Gestão de configurações. Espaço de trabalho. Sequência de código. Ramo. Padrões de gestão de configurações.
Processo de Desenvolvimento
Caracterização e técnicas (etapas, actividades e produtos). Modelos de processo.
Desenho de Software
Objectivos, caracterização, arquitectura. Coesão e Ligação.
Desenho de Software
Desenho funcional e desenho com objectos. Herança vs Delegação. Padrões de desenho.
Desenho de Software
Padrão de desenho Proxy, Refactorização de desenho. Métricas de desenho. Padrão DAO.
Desenho de Software
Padrão de desenho DAO. Factories. Padrão Intercepting Filter. Moldura de objectos, JUnit.
Desenho de Software
Padrão MVC. Escrita de Programas.
Modelação do Processo
Definição. Qualidades requiridas. Caracterização. Modelos. Avaliação do processo. CMM.
Engenharia de Requisitos
Definição, objectivos, tipos de requisito. Análise e definição de requisitos.
Engenharia de Requisitos
Técnicas de representação de requisitos. Protótipos para requisitos. Matriz Volere.
Engenharia de Requisitos
Casos de uso. Figuras densas. Validação de requisitos. Interacção com o cliente. Requisitos para desenho com objectos.
Verificação e validação
Testes de unidade, de caixa aberta e fechada, de comando, alternativa e todos os caminhos.
Testes de integração.
Verificação e validação.
Fiabilidade, disponibilidade e facilidade de manutenção.
Testes de aceitação e de instalação. Ferramentas automáticas de Teste. Padrões de teste.
Aulas Laboratoriais
Laboratório 01
Apresentação das ferramentas
Inscrições
Laboratório 02
Introdução ao Hibernate
Laboratório 03
Introdução ao Stripes
Laboratório 04
Metodologia de desenvolvimento usando a
framework de SD+ES
Laboratório 05
Apoio ao projecto
Laboratório 06
Avaliação da 1ª entrega: Teste prático individual
Laboratório 07
Reuniões de acompanhamento da 2ª entrega.
Laboratório 08
Reuniões de acompanhamento da 2ª entrega.
Laboratório 09
Apoio ao projecto.
Laboratório 10
Avaliação 2ª entrega.
Laboratório 11
Reuniões de acompanhamento da 3ª entrega.
Laboratório 12
Reuniões de acompanhamento da 3ª entrega.
Laboratório 13
Reuniões de acompanhamento da 3ª entrega.
Laboratório 14
Reuniões de acompanhamento da 3ª entrega.