Planeamento

Aulas Teóricas

Apresentação da disciplina

Apresentação da cadeira:

  • Objectivos
  • Enquadramento da Eng. de Software.
  • Método de Avaliação
  • Funcionamento das aulas de laboratório
  • Bibliografia

Introdução à Engenharia de Software

Caracterização da Engenharia de Software:

  • Objectivos
  • Problemas específicos da Engenharia de Software face às outras engenharias
  • Caracterização da evolução dos sistemas
  • As facetas da qualidade na Engenharia de Software
  • Descrição das técnicas a aplicar na Engenharia de Software
  • Conclusões

Gestão de Projecto

Definição.  Factores técnicos e não técnicos: papéis na equipa, comunicação, organização da equipa, reuniões.

Gestão de Projecto

Factores técnicos: criação e organização da equipa. Ciclos de produtividade. Deliverables. Potencial podutivo. Espaço da equipa. Passagem de testemunho.

Gestão de Projecto

Actividades. Grafo de actividades. Estimação do término.  Método do caminho crítico. Estimativas: pert.

Gestão de risco: impacto, probabilidade e controlo.

Gestão de projecto

Estimação de esforço.  Incerteza das estimativas: causas e factores.  Cocomo.

Gestão de projecto

Equipas produtivas.  Extreme programming.

Gestão de projecto

Extreme programming.  Planeamento.

Gestão de projecto

Gestão de configurações. Espaço de trabalho. Sequência de código. Ramo.  Padrões de gestão de configurações.

Processo de Desenvolvimento

Caracterização e técnicas (etapas, actividades e produtos).  Modelos de processo.

Desenho de Software

Objectivos, caracterização, arquitectura. Coesão e Ligação.

Desenho de Software

Desenho funcional e desenho com objectos. Herança vs Delegação.  Padrões de desenho.

Desenho de Software

Padrão de desenho Proxy, Refactorização de desenho. Métricas de desenho. Padrão DAO.

Desenho de Software

Padrão de desenho DAO. Factories. Padrão Intercepting Filter. Moldura de objectos, JUnit.

Desenho de Software

Padrão MVC.   Escrita de Programas.

Modelação do Processo

Definição.  Qualidades requiridas.  Caracterização.  Modelos.  Avaliação do processo. CMM.

Engenharia de Requisitos

Definição, objectivos, tipos de requisito.  Análise e definição de requisitos.

Engenharia de Requisitos

Técnicas de representação de requisitos.  Protótipos para requisitos.  Matriz Volere.

Engenharia de Requisitos

Casos de uso.  Figuras densas.   Validação de requisitos.  Interacção com o cliente.  Requisitos para desenho com objectos.

Verificação e validação

Testes de unidade, de caixa aberta e fechada, de comando, alternativa e todos os caminhos.
Testes de integração.

Verificação e validação.

Fiabilidade, disponibilidade e facilidade de manutenção.
Testes de aceitação e de instalação. Ferramentas automáticas de Teste. Padrões de teste.

Aulas Laboratoriais

Laboratório 01

Apresentação das ferramentas
Inscrições

Laboratório 02

Introdução ao Hibernate

Laboratório 03

Introdução ao Stripes

Laboratório 04

Metodologia de desenvolvimento usando a framework de SD+ES

Laboratório 05

Apoio ao projecto

Laboratório 06

Avaliação da 1ª entrega: Teste prático individual

Laboratório 07

Reuniões de acompanhamento da 2ª entrega.

Laboratório 08

Reuniões de acompanhamento da 2ª entrega.

Laboratório 09

Apoio ao projecto.

Laboratório 10

Avaliação 2ª entrega.

Laboratório 11

Reuniões de acompanhamento da 3ª entrega.

Laboratório 12

Reuniões de acompanhamento da 3ª entrega.

Laboratório 13

Reuniões de acompanhamento da 3ª entrega.

Laboratório 14

Reuniões de acompanhamento da 3ª entrega.