Regras para as provas de avaliação não presencial 2020-21

30 janeiro 2021, 22:02 Rui Carrilho Gomes

ENGENHARIA SÍSMICA GEOTÉCNICA
Regras para as provas de avaliação não presencial 2020-21

O exame de 2ª época Engenharia Sísmica Geotécnica decorrerá de forma não presencial, com recurso ao sistema de videoconferência Colibri/Zoom através da ligação:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89498126444

A sessão terá início 15 minutos do início do exame, para se proceder à identificação dos alunos. Os alunos deve garantir que possuem o cartão de aluno (ou, na sua ausência, o cartão de cidadão) para o exame, devem direcionar a câmara de forma a que seja visível a folha branca e o aluno a responder e deve garantir em seu redor um ambiente tranquilo e silencioso para que não haja ruído no zoom.

O exame será distribuído pelos projetos do fénix, ou como último recurso via chat da sessão zoom.

O exame começa pela parte teórica, sem consulta, com a duração de 50 min. Findo este período, os alunos têm 10 minutos para digitalizar todas as respostas e submeterem no projecto do fénix (só como último recurso podem enviar via email).

O exame continua com a parte prática, com consulta, com a duração de 2h. Findo este período, os alunos têm 10 minutos para digitalizar todas as respostas e submeterem no projecto do fénix (só como último recurso podem enviar via email).

Os alunos devem resolver as questões de forma manuscrita, escrevendo com caneta azul/preta em folhas brancas para permitir uma boa digitalização.  Deverão identificar todas as folhas a utilizar colocando o número de aluno no canto superior direito de cada folha, preferencialmente antes do início da prova. Recomenda-se que as folhas sejam utilizadas apenas de um dos lados e numeradas sequencialmente para facilitar a sua posterior digitalização. Aconselha-se que os alunos ensaiem antes estes procedimentos, testando a qualidade dos documentos para que sejam legíveis para o professor os poder corrigir.

Os alunos devem estar ligados em Zoom com o docente, com a câmara e microfone ligados, durante toda a duração do Exame.

As interrupções de ligação ficam registadas. Se houver interrupção da comunicação, o exame do aluno pode ser anulado e substituído por uma prova oral.

Os alunos podem usar o chat (bate papo) para tirar dúvidas com o docente.

A digitalização deve ser feita num único ficheiro em formato PDF com a seguinte identificação “Ex2_nP_#####” em que

(i)                 n é igual ao número de páginas submetidas

(ii)              ##### é o número do aluno (5 dígitos).

Pode ser usado qualquer scanner ou câmara de telemóvel - embora existam múltiplas soluções de aplicações para digitalização de manuscritos, sugere-se o OfficeLens ou o CamScanner.

O ficheiro, de preferência, deve ter dimensão inferior a 1 MB para diminuir o tempo de upload.

Fazer o upload do ficheiro na ferramenta “Projecto” do Fénix. Para este efeito, fazer o login no fénix > separador "Estudante" >do lado esquerdo na parte de Submeter encontrarão "Projetos" > clicar em "Ver Ficheiros Submetidos" (a azul e sublinhado) > clicar em "Submeter ficheiro" (azul) > clicar na caixa "Escolher Ficheiro" > escolher o documento > "Abrir" > "Submeter".

Para qualquer exame, se o aluno não tiver os recursos necessários (banda larga, computador), pode solicitar esses recursos ao IST, implicando a deslocação às instalações do IST para realização da prova online, garantindo-se as devidas condições de segurança recomendadas pela DGS.