Objectivos

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia

Fornecer aos alunos uma panorâmica da poluição atmosférica e dos sistemas de engenharia associados ao seu controlo. Assim, os alunos adquirem a capacidade para: i) identificarem as fontes, propriedades, monitorização e efeitos dos principais poluentes atmosféricos; ii) quantificarem as emissões gasosas de alguns processos e o impacto destas emissões na qualidade do ar; iii) efectuarem a selecção das principais tecnologias de tratamento de efluentes gasosos e o dimensionamento dos equipamentos mais utilizados.

Mestrado Bolonha em Engenharia e Gestão da Energia

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente

O objectivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos e competências relativas às estratégias de prevenção e controlo das emissões atmosféricas com vista à minimização dos seus impactos na qualidade do ar. Os alunos deverão adquirir a capacidade para: i) compreender a química da atmosfera; ii) identificar as fontes, propriedades e impactos dos principais poluentes atmosféricos; iii) quantificar as emissões atmosféricas de diferentes sectores; iv) seleccionar e dimensionar os principais equipamentos para controlo das emissões atmosféricas de poluentes gasosos e particulados.