Programa

Elementos de Programação

Licenciatura (5 anos) em Ciências Informáticas

Programa

Breve introdução à utilização do sistema Mathematica como ferramenta de cálculo numérico e simbólico e de visualização gráfica. Introdução à programação na linguagem Mathematica. Definição de funções. Listas e matrizes. Programação recursiva. Programação imperativa. Programação funcional. Exercícios complementares: ordenação de vector, controlo da precisão de cálculos numéricos. Sistemas de reescrita. Moldes. Raciocínio sobre tipos de dados. Exemplo complementar: reacções químicas. Programação em grande escala: método de programação modular, por camadas e centrado nos dados. Primeiro exemplo: torres de Hanoi sobre pilhas. Pacotes Mathematica. Aplicações: simulação estocástica, passeio aleatório, propagação de fogos, redes neuronais, programação genética, vida artificial e demonstração automática. Cálculo de Hoare para verificação da correcção parcial e total de pequenos programas imperativos.

Elementos de Programação

Licenciatura (5 anos) em Engenharia Biomédica

Programa

Breve introdução à utilização do sistema Mathematica como ferramenta de cálculo numérico e simbólico e de visualização gráfica. Introdução à programação na linguagem Mathematica. Definição de funções. Listas e matrizes. Programação recursiva. Programação imperativa. Programação funcional. Exercícios complementares: ordenação de vector, controlo da precisão de cálculos numéricos. Sistemas de reescrita. Moldes. Raciocínio sobre tipos de dados. Exemplo complementar: reacções químicas. Programação em grande escala: método de programação modular, por camadas e centrado nos dados. Primeiro exemplo: torres de Hanoi sobre pilhas. Pacotes Mathematica. Aplicações: simulação estocástica, passeio aleatório, propagação de fogos, redes neuronais, programação genética, vida artificial e demonstração automática. Cálculo de Hoare para verificação da correcção parcial e total de pequenos programas imperativos.

Elementos de Programação

Licenciatura (5 anos) em Matemática Aplicada e Computação

Programa

Breve introdução à utilização do sistema Mathematica como ferramenta de cálculo numérico e simbólico e de visualização gráfica. Introdução à programação na linguagem Mathematica. Definição de funções. Listas e matrizes. Programação recursiva. Programação imperativa. Programação funcional. Exercícios complementares: ordenação de vector, controlo da precisão de cálculos numéricos. Sistemas de reescrita. Moldes. Raciocínio sobre tipos de dados. Exemplo complementar: reacções químicas. Programação em grande escala: método de programação modular, por camadas e centrado nos dados. Primeiro exemplo: torres de Hanoi sobre pilhas. Pacotes Mathematica. Aplicações: simulação estocástica, passeio aleatório, propagação de fogos, redes neuronais, programação genética, vida artificial e demonstração automática. Elementos de arquitectura de computadores e sistemas operativos.