Re-abertura das inscrições nos laboratórios

25 setembro 2020, 09:23 Patricia Conde Muíño

De forma a contornar a limitação no número de grupos no Fênix foram criados 6 grupos vazios para cada turno de laboratório que ainda não tinha inscritos. Podem inscrever-se nos grupos, que estão todos numerados. Para isso tem de:

1. Ver a lista de pessoas que já estão inscritas no turno e verificar quais são os grupos que ainda tem vagas.
  2. Escolher um número de grupo que não tenha pessoas ou juntar-se a um que já tem colegas lá dentro.
  3. Inscrever-se no grupo.

A política de inscrição é individual, pelo que deveriam poder fazê-lo.  Para permitir que todos tenham tempo de ler os e-mails, as inscrições em estes momentos estão fechadas. As inscrições abrirão de novo no sábado 26 de Setembro, às 10:00 horas e estenderemos o prazo de inscrição até o dia 30 de Setembro.

Atenção: o mais importante é que fiquem no horário certo. Trocas de equipa podem ser feitas antes da primeira aula de laboratório, sempre que concordarem com os colegas com os que vão a trocar.

Inscrições nos laboratórios

22 setembro 2020, 15:53 Patricia Conde Muíño

As inscrições nos laboratórios foram anuladas por causa dos problemas havidos com os turnos pares/ímpares. As novas inscrições serão também feitas no Fênix, mas de forma diferente, através dos GRUPOS, como era habitual em anos anteriores.

O prazo de inscrição abrirá na quarta feira 23 de Setembro de manhã, às 10:00 horas, e fechará no dia 28 de Setembro (Segunda Feira) às 23:59.

Anomalias nas inscrições

22 setembro 2020, 09:56 Joao Duarte Fonseca

Car@s Alun@s,
as inscrições para os laboratórios vão ser canceladas e repetidas sem recurso ao fenix. Fiquem atentos a novas instruções que vos serão dadas pela Prof. Patricia Muiño.
Quanto aos alunos que se inscreveram no turno prático de segunda feira mas têm preferência por um turno presencial, recomendo que tentem integrar-se num dos turnos presenciais na semana corresponde ao seu número (par ou ímpar). É previsível (mas não garantido) que haja lugares dentro da capacidade da sala. Decorridas as duas primeiras semanas esta solução será reavaliada.
Cumprimentos,
João Fonseca

Links para as aulas de Electromagnetismo e Óptica

21 setembro 2020, 13:38 Joao Duarte Fonseca

Car@s Alun@s,
foram já enviados por email dia 18/09 os links para as aulas por video-conferência, tanto teóricas como práticas (turno de segunda feira).
Caso não tenham recebido esses emails, comuniquem comigo por email com urgência.
Recordo que devem verificar que a vossa conta de email associada ao fenix se mantém activa durante todo o semestre, pois essa será uma via privilegiada de comunicação entre nós.  Caso não tenham recebido os referidos emails, devem regularizar essa situação com urgência.

Regras de funcionamento dos laboratórios de EO

17 setembro 2020, 15:37 Joao Duarte Fonseca

Os laboratórios de Electromagnetismo e Ótica consistem em três trabalhos que se realizarão na sala C01 nas seguintes semanas:

* 5-9 de Outubro, experiência da lei de Ohm.

* 2-6 de Novembro, experiência do campo magnético.

* 30 de Nov-4 de Dezembro, experiência de ótica.

Os guias e os relatórios estão disponíveis no Fênix, assim como as normas de segurança no laboratório. Atenção: O guia tem um conjunto de tarefas para cada grupo realizar ANTES da sessão de Laboratório, sem as quais não é possivel aceder ao Laboratório.
Para realizarem os laboratórios de Electromagnetismo e Óptica, os alunos têm obrigatoriamente de se inscrever através do Fénix (inscrições a decorrer entre o dia 14 e o 28 de Setembro). A realização dos trabalhos será feita em equipas de três elementos. As equipas devem ser formadas previamente à primeira aula de laboratório, pelo que se recomenda que entrem em contacto com os colegas inscritos no mesmo turno para formar as equipas.

De forma a garantir as distancias de segurança requeridas na situação de pandemia, só 2 dos três elementos da equipa poderão estar na sala de aula do laboratório. Cada aluno tem obrigação de estar presencialmente, pelo tanto, em 2 experiências. O terceiro elemento deve contribuir à preparação do laboratório e estar disponível no horário de laboratório (recomenda-se que esteja ligado por video-chamada caso seja possível) para poder ajudar aos colegas e seguir o desenvolvimento da experiência. A análise de dados obtidos e as conclusões poderão ser finalizadas nas 24 horas a seguir ao laboratório, entre os três membros da equipa. Cada equipa deve decidir atempadamente quem vai a assistir a cada laboratório. A planificação das presenças de cada equipa será entregue à professora de laboratório na primeira aula.

ATENÇÃO: devido às medidas de segurança COVID-19 não será possível a mudança/troca de turnos de laboratórios. Todos os alunos devem de fazer os trabalhos no turno/dia que lhes corresponde.

Alunos que estejam a repetir a cadeira podem utilizar as notas de laboratório dos anos anteriores (para notas lançadas a partir do ano lectivo 2017/18, inclusive)  mas devem enviar um email a confirmar.