email de contacto

17 março 2020, 09:27 Pedro Domingos Santos do Sacramento

pdss@cefema.tecnico.ulisboa.pt

Aulas remotas e método de avaliação

16 março 2020, 21:55 Pedro Domingos Santos do Sacramento

Caros Alunos.

1- Como foi anunciado as aulas teóricas remotas, a terem início no dia 20 de Março, serão baseadas em ficheiros power point com audio, a serem colocados nos textos de apoio. A escola pretende reunir informação sobre quantos alunos acedem às várias formas de ensino remoto. Agradeço por isso que me informem se e quando acederem ao ficheiro de cada aula. Recordo que esse ficheiro ficará disponível até à aula seguinte. Da mesma forma agradeço que me informem sobre o acesso aos ficheiros que contêm a resolução dos problemas sugeridos, semana a semana.

2- O método de avaliação foi inserido na página.

3- O trabalho a realizar no método de avaliação contínua é o mesmo sugerido anteriormente, mas agora passou a ser obrigatório em vez de facultativo. O trabalho será uma apresentação sobre as descobertas das leis de Coulomb e de Biot-Savart, a experiência de Millikan da carga do electrão e o funcionamento de uma pilha. A data de entrega foi alterada para o dia 20 de Abril.

4- Os testes irão decorrer nas datas marcadas previamente, 13 de Abril e 20 de Maio mas irão realizar-se remotamente, durante os horários marcados.

5- Os laboratórios a realizar irão ser anunciados em breve.

Aulas remotas 2

15 março 2020, 19:47 Pedro Domingos Santos do Sacramento

Caros Alunos.
Na sequência da interrupção das aulas até ao dia 17 de Março, a primeira aula remota terá lugar no próximo dia 20 de Março. Portanto, o anúncio anterior deve ser alterado da seguinte forma:

Durante o período em que as aulas presenciais estão suspensas as aulas irão funcionar da seguinte maneira electrónica.

Aulas de problemas: antes de cada aula irei comunicar os problemas recomendados para cada aula. Sugiro que durante o horário da aula tentem fazer esses problemas. No segunda-feira seguinte irei colocar nos textos de apoio ficheiros com a resolução desses problemas. Os problemas recomendados para as aulas de problemas da aula de 20 de Março são: 2.7, 2.8 e 2.9 do livro de problemas. As resoluções serão colocadas na página no dia 23 de Março.

Aulas de dúvidas: os horários de dúvidas mantêm-se às 3as das 15-16 e às 6as das 15-16. A forma natural de tirar dúvidas será através de email e eu tentarei responder ás perguntas também por email. No caso de ser necessária uma discussão mais aprofundada poderemos falar ou por skype ou pelo Zoom.

Aulas laboratoriais: ainda não está decidido como irão funcionar. Mais tarde enviarei outro anúncio a esclarecer o método.

Teste 1: o primeiro teste está marcado para o dia 13 de Abril. Mais tarde comunicarei possíveis alterações.

Aulas remotas

12 março 2020, 14:21 Pedro Domingos Santos do Sacramento

Caros Alunos.

Aulas teóricas: irei preparar um power point com os apontamentos das aulas. Esse power point será colocado na página da disciplina na secção textos de apoio antes do horário de cada aula. Para além de slides com o conteúdo da matéria, irei introduzir audio sobre cada ponto apresentado. Esse ficheiro ficará nos textos de apoio até à aula seguinte. Nessa altura esse ficheiro será substituído pelo power point dessa aula. A aula do dia 13 de Março (amanhã) irá funcionar desta forma. Já coloquei nos textos de apoio um ficheiro power point mas ainda não tem a parte de audio. Será substituído pelo ficheiro com audio antes das 11 de amanhã.

Aulas de problemas: antes de cada aula irei comunicar os problemas recomendados para cada aula. Sugiro que durante o horário da aula tentem fazer esses problemas. No dia seguinte irei colocar nos textos de apoio ficheiros em formato pdf com a resolução desses problemas. Os problemas recomendados para as aulas de problemas de amanhã são: 2.7, 2.8 e 2.9 do livro de problemas.

Textos de apoio colocados na página

10 março 2020, 17:56 Pedro Domingos Santos do Sacramento

Foram colocados na página os seguintes ficheiros:

i) Notas de Lab de anos anteriores de que temos conhecimento.
ii) Guia do Lab 1
iii) Enunciados de Testes 1 de anos anteriores