DESCRIÇÃO E NORMAS A CUMPRIR NOS TESTES DE RECUPERAÇÃO DE 9 DE FEVEREIRO

29 janeiro 2021, 18:18 Maria Paula Antunes Abrantes Gouveia

O enquadramento geral das avaliações à distância encontra-se em https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/metodologias-e-ferramentas/avaliacao/planeamento/, devendo ser consultadas também as recomendações aos alunos em https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/alunos/. Deve ser feita uma leitura atenta e detalhada dos pontos seguintes e qualquer dúvida deve ser colocada enviando um email para mpgouv@gmail.com.

1. É necessária inscrição para realização de testes de recuperação. Para tal enviar um email para mpgouv@gmail.com entre as 0h de 1 de fevereiro e as 23h59m de 2 de fevereiro indicando claramente número, nome, qual ou quais os testes que pretendem realizar, e anexar um compromisso de honra (ver ponto 13  abaixo). Ao receber o email, a regente da disciplina enviará um email de confirmação. Só recebendo este email  de resposta fica confirmada inscrição. O não envio desta informação ou a não receção da resposta pode implicar a impossibilidade de realizar testes de recuperação.

2. SESSÕES DE DÚVIDAS: 5 de fevereiro 9h30-10h30 e 8 de fevereiro 9h30-10h30 (link da sessão Zoom na secção "Sessões de dúvidas").

3. Para publicação dos enunciados e submissão das respostas  vai ser usada a plataforma GOOGLE CLASSROOM (para aceder a esta plataforma, quem ainda o não fez,  deve activar primeiro o GSuite  através desta página do IST)
  • TESTE 1: enunciado publicado às 15h com tempo limite da resposta de 45m, já incluindo o tempo necessário para fotografia e upload  das respostas
  • TESTE 2: enunciado publicado às 15h55m e o tempo limite da resposta é de 65m, já incluindo o tempo necessário para fotografia e upload  das respostas
  • TESTE 3: enunciado publicado às 17h05m e o tempo limite da resposta é de 70m (pois terão de copiar para as folhas de resposta as redes relativas aos algoritmos de Dijkstra e Ford-Fulkerson) já incluindo o tempo necessário para fotografia e upload  das respostas
4. As respostas devem ser manuscritas, em páginas A4 (preferencialmente brancas), redigidas de forma a que as fotografias fiquem legíveis. Devem ter o número do aluno, bem legível, no topo.

5. Devem fazer fotografia de cada resposta, fazê-la chegar ao computador com que acedem ao Google Classroom e fazer upload para a plataforma. Respostas submetidas fora do tempo limite indicado NÃO serão avaliadas. Junto de pelo menos uma das respostas por teste devem fotografar o CARTÃO DE ALUNO.

6. Podem ir submetendo as fotografias das respostas a cada pergunta ao longo do teste, ou podem submeter todas as respostas apenas no final. Após a submissão de TODAS as respostas, e só então, devem fazer a entrega (Hand in/Turn in). Se não fizerem a entrega, a resposta é dada como Missing pela plataforma e NÃO será avaliada.

7. O ambiente de trabalho de cada aluno deve ser o mais possível equivalente ao que existe durante uma prova presencial
  • não será permitida consulta de qualquer documentação, nem  são permitidos auscultadores
  • só será permitido o uso de máquinas de calcular científicas (ver aviso relativo ao teste 1 ou ao 2 durante o semestre)
  • telemóveis devem estar fora da área de trabalho, exceto no momento em que se tiram as fotografias das respostas
8. Durante toda a realização de cada teste, os alunos deverão estar em sessão do ZOOM (o link estará disponível nesta página na secção "Avaliação remota"), munidos de câmara com vídeo ligado. Devem ter possibilidade de comunicar oralmente com os vigilantes e ouvir eventuais instruções comunicadas por estes. Notar que
  • devem entrar no Zoom 5 a 10 minutos antes do inicio de cada teste que queiram realizar e a identificação de cada aluno na sessão Zoom deve ser o número do IST seguido de primeiro e último nome; antes do início do teste os vigilantes poderão solicitar a identificação dos alunos
  • a câmara da sessão Zoom deve estar colocada de forma a permitir uma visão tão ampla quanto possível do aluno e do seu ambiente de trabalho, assim como do écran do computador onde irá visualizar o enunciado (para preservar privacidade objectos pessoais podem/devem ser removidos do campo de visão da câmara)
  • a câmara da sessão Zoom pode ser uma câmara externa ao computador onde o aluno irá visualizar o enunciado, ou um  tablet/telemóvel (aplicações como a Iriun ou DroidCam permitem transformar a câmara do telemóvel/tablet numa câmara externa do computador); pode também ser usado um segundo computador/tablet (neste caso o aluno visualiza o enunciado num computador e usa o outro dispositivo para a sessão Zoom); recomenda-se que o objecto que tem a câmara esteja a carregar durante os testes para evitar problemas de falta de bateria; sugestões de colocação de câmaras externas ou telemóveis
  • caso o aluno necessite de usar a câmara do Zoom para fazer a fotografia da resposta, deverá entrar na sessão do Zoom no computador e sair da sessão no telemóvel/tablet (esta transição não deverá demorar mais de alguns segundos); o computador deve ter a câmara ligada orientada de forma a que se consiga visualizar o processo de fotografar as respostas

9. Para alunos com dificuldade  ao nível dos recursos disponíveis para a realização da avaliação remota, a escola providencia esses recursos, implicando a deslocação às instalações do IST (ver com urgência como proceder em https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/alunos/)

10. No dia da avaliação deverão também estar atentos ao email (endereço que têm no Fénix) e à página de EMD no Fénix que serão  formas de a docente poder comunicar com os alunos caso exista algum problema geral com o Colibri/Zoom.

11. SESSÃO DE TREINO: será agendada no Google Classroom para 5a feira, 4 de fevereiro, às 15h, uma tarefa com dois exercícios que devem resolver em folhas separadas, fotografar e fazer upload através da plataforma. Não irei classificar os exercícios, por isso, mesmo que não estejam preparados para resolvê-los, peço que ainda assim entreguem qualquer coisa (nem que seja nome e número escrito na folha) para testar os procedimentos envolvidos bem como o correto posicionamento da câmara zoom. VER LINK PARA A SESSÃO ZOOM NA SECÇÃO "Avaliação remota".


12. Atenção ao último ponto da página https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/codigo-honra/: Se houver uma dúvida legítima da parte do docente de que poderá ter ocorrido alguma irregularidade nas avaliações, poderá o docente, excepcionalmente, solicitar aos alunos envolvidos a realização de uma prova oral (com dois docentes). Caso o docente verifique existência de fraude, deverá seguir o procedimento das provas presenciais, anular a prova ao aluno (s) e reportar ao CP (cp@tecnico.ulisboa.pt) juntamente com a prova de fraude. Em qualquer situação de fraude aplica-se o Código de Conduta e Boas Práticas ULisboa e o Regulamento Disciplinar dos Estudantes ULisboa.

13. Compromisso de honra a enviar em anexo ao email de inscrição:
  • escrever à mão numa folha branca o texto abaixo indicado, depois a data, e assinatura
    • "Ao submeter a avaliação remota de teste(s) de recuperação de Elementos de Matemática Discreta em 9 de fevereiro de 2021, declaro por minha honra que a resolução é realizada de forma autónoma e sem trocar qualquer informação por qualquer meio, com qualquer pessoa ou repositório de informação, físico ou virtual."
  • colocar cartão de aluno sobre a folha, de modo a não ocultar o que está escrito, e tirar foto usando uma das aplicações referidas acima, ou similar
  • enviar o ficheiro em anexo ao email para inscrição