Sumários

A2 - Introdução de plasmídeos recombinados em bactérias Gram negativas e verificação da função dos genes de interesse clonados

30 outubro 2018, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

TP2-Introdução de plasmídeos recombinados em bactérias por electroporação (em Sphingomonas elodea SpLM21-4) e por conjugação triparental (em Pseudomonas aeruginosa 8858) e seleção de colónias de electrotransformantes e transconjugantes, respectivamente. Verificação da função dos genes de interesse clonados com base na demonstração de ocorrência (ou não) de complementação homóloga ou heteróloga de mutações presentes nas células hospedeiras.

Os alunos virão observar e interpretar resultados 5-7 dias após a realização do trabalho experimental.

TP3-D_Digestão do DNA cromossómico de S. elodea ATCC31461 com quatro enzimas de restrição (para TP3)

29 outubro 2018, 14:00 Cristina Anjinho Viegas

29 outubro 2018, 08:00 Cristina Anjinho Viegas

Métodos de sequenciação de DNA

25 outubro 2018, 14:30 Leonilde Morais Moreira

Apresentou-se detalhadamente o método de sequenciação dos di-desoxi ou de Sanger-Coulson. Discutiram-se os aspectos característicos da sequenciação automática e sua eficiência.

Discutiram-se brevemente as estratégias para a sequenciação de genomas. Apresentação da técnicas de sequenciação baseada na tecnologia Illumina/Solexa.

24 outubro 2018, 08:00 Cristina Anjinho Viegas