Sumários

Interacção proteína-proteína (interactómica)

17 dezembro 2009, 14:30 Leonilde Morais Moreira

Foi discutido o objectivo e a necessidade da análise interactómica. Foram apresentados os seguintes métodos: análise de 2 híbridos em levedura e bactérias; phage display; co-imunoprecipitação; surface plasmon resonance (SPR) e por utilização de caudas para cromatografia de afinidade. Foram discutidas as vantagens e limitações de cada uma das técnicas.


Introdução à análise proteómica

15 dezembro 2009, 15:00 Leonilde Morais Moreira

Iniciou-se a análise proteómica, confrontando-a com a análise transcritómica no que respeita à análise da expressão global de genes, até à proteína madura após eventuais modificações pós-tradução. Descreveu-se a técnica de electroforese a duas dimensões (2D SDS-PAGE) e a identificação de proteínas após digestão com tripsina e separação/identificação por espectrometria de massa.


TP5-Tipagem Molecular

15 dezembro 2009, 08:00 Leonilde Morais Moreira

Tipagem molecular de isolados clínicos de Burkholderia cepacia.


TP5-Tipagem Molecular

11 dezembro 2009, 14:00 Leonilde Morais Moreira

Tipagem molecular de isolados clínicos de Burkholderia cepacia.


Superprodução de proteínas recombinadas

10 dezembro 2009, 14:30 Leonilde Morais Moreira

Concluiu-se a análise dos vários aspectos envolvidos na tecnologia do rDNA que permitem aumentar em muito a produção de uma qualquer proteína numa bactéria bem como o sua purificação. Deu-se como exemplo da produção de proteínas recombinadas a insulina humana em E. coli e o factor VIII em rato.

Explicou-se a utilização da técnica de Western blot para identificação/quantificação de proteínas.

Apresentou-se a fusão GFP e seu interesse em biologia celular. Deu-se um exemplo de um protocolo baseado na tecnologia do DNA recombinado in vitro que foi usado para localizar o transportador de múltiplas drogas FLR1 na levedura.