Sumários

Aula 28

19 Dezembro 2019, 10:00 José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Reservatórios elevados: Modelo para acções dinâmicas e quantificação da acção sísmica.

Exemplo prático de dimensionamento de um reservatório elevado tendo em conta a acção sísmica.

Aula 27

16 Dezembro 2019, 15:00 José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Acções específicas de reservatórios. Impulsos hidrostáticos, Retracção, Variações de Temperatura e Acção sísmica: Método de Housner. Exemplo prático de dimensionamento de um reservatório cilíndrico apoiado.

Aula 26

12 Dezembro 2019, 10:00 José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Análise Estrutural e Dimensionamento de reservatórios. Modelos de análise da laje de fundação e das paredes de reservatórios rectangulares. Reservatórios circulares: modelo de viga sobre fundação elástica e ábacos de Hagan-Soare.

Aula 25

9 Dezembro 2019, 15:00 José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Aspectos de concepção de reservatórios. Tipologias de reservatórios: de betão armado e metálicos; enterrados, apoiados e elevados. Paredes, lajes de fundação e de cobertura. Exemplos de obras construídas.

Aula 24

5 Dezembro 2019, 10:00 José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Contraventamentos da estrutura. Concepção, acções e modelos de cálculo do sistema de contraventamento da cobertura e das fachadas. Efeito das variações de temperatura. Rigidez do sistema de contraventamento.