Programa
Estratégia e Desenvolvimento Organizacional
Diploma de Estudos Avançados em Engenharia e Gestão
Programa
1 - Estado da arte: principais conceitos de estratégia; como obter vantagens competitivas em mercados domésticos, internacionais e globais; 2 - Desenho, implementação e reporte de trabalhos de investigação: o processo de investigação, investigação quantitativa vs qualitativa, dados secundários vs primários; survey research, desenho e utilização de questionários, medição de conceitos e tipos de escalas, amostragem, obtenção, tratamento dos dados, e reporte da investigação; 3 - Análise qualitativa: desenho e métodos em investigação no estudo de casos; 4 ? Análise quantitativa: Técnicas de estatística multivariada: análise de componentes principais e análise factorial (SPSS); 5 - Estratégia e Desenvolvimento Organizacional num contexto global: Os temas a desenvolver serão três: Estratégia no Ambiente Global - Analisar-se-ão as motivações para a expansão internacional, os principais dilemas estratégicos, as diferenças: culturais, administrativa, económica e a aplicação de estratégias para gerir as diferenças: adaptação, agregação, e arbitrage. Gestão de Empresas em Rede - As estratégias competitivas das empresas em rede têm desafios estratégicos característicos. Quando os efeitos de rede são intensos, as industrias raramente suportam mais do que algumas plataformas. Há grandes lucros em estratégias Winner-take-all, mas os erros são comuns quando as empresas tentam criar outras redes. As dinâmicas Winner-take-all têm implicações profundas para as decisões estratégicas e de financiamento e organização, e Competindo com Modelos de Negócio ? O Dilema da Vantagem Competitiva onde se irão estudar as seguintes questões: O que é um bom modelo de negócio? Como se processa a interacção entre os modelos de negócio dos vários participantes?