Sumários

Função de Lagrange para um conjunto contínuo de graus de liberdade.

21 dezembro 2012, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Variáveis dinâmicas contínuas. Lagrangeana e densidade da lagrangeana. Equação de Lagrange para a densidade da lagrangeana a partir do princípio de acção mínima. Lagrangeana do campo electromagnético incluindo o termo do campo e o termo de interacção campo-partículas. Dedução das equações de Maxwell não-homogéneas a partir das equações de Lagrange para a densidade da lagrangeana. Resolução de exercícios de dinâmica relativista.


Aceleradores de partículas e potência radiada por partículas relativistas.

20 dezembro 2012, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Movimento de uma partícula relativista num acelerador circular. Frequência ciclotrónica e determinação do incremento do raio de Larmor por aplicação de uma diferença de potencial. Radiação emitida por partículas relativistas no caso de um acelerador linear.  Estimativa do espectro de frequências emitido por um sincrotrão. Exercício envolvendo a desintegração de uma partícula, noutra partícula e num neutrino.


Dinâmica Relativista (continuação). Lagrangeana e Hamiltoneano Relativistas.

14 dezembro 2012, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Colisão inelástica entre uma partícula acelerada e outra em repouso no referencial do laboratório. Determinação da energia disponível no referencial do centro de massa e da energia cinética mínima da primeira partícula para que uma colisão possa ter lugar. Lagrangeana e hamiltoneano relativistas de uma partícula carregada sob a acção de um campo electromagnético.


Dinâmica Relativista.

13 dezembro 2012, 09:30 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Quadrivector força de Minkowski. Quantidade de movimento e energia de uma partícula. Massa definida como capacidade de impulsão e massa definida como capacidade de aceleração. Massa transversal e massa longitudinal, no caso de forças perpendiculares e paralelas à direcção do movimento. Quadrivector quantidade de movimento.


Transformação da amplitude e da energia de um grupo de ondas electromagnéticas. Fundamentação relativista do quantum de luz.

11 dezembro 2012, 11:00 Jorge Manuel Amaro Henriques Loureiro

Resolução de um exercício envolvendo a transformação de campos e forças de um referencial S para um referencial equivalente S'. Transformação da amplitude do campo de uma onda electromagnética de um referencial S para um referencial S'. Invariante relativista: quociente entre a amplitude do campo e a frequência. Energia e quantidade de movimento de um grupo de ondas electromagnéticas. Invariante relativista: quociente entre a energia do grupo e a frequência. Fundamentação relativista do quantum de luz.