Métodos de Avaliação

A avaliação de ECSA é do tipo avaliação contínua, isto é, cada aluno pode ficar aprovado apenas participando nas atividades de avaliação contínua. No entanto, proporciona-se um exame final aos poucos alunos que, por alguma razão, não possam ter participado na avaliação contínua ou que, legitimamente, possam querer melhorar a nota da avaliação contínua.      

 
No fim de cada aula os alunos respondem a um questionário de escolha múltipla a que terão acesso pelo telemóvel ou por meio de um computador portátil. A duração de cada questionário é 10 a 15 minutos, não mais. Os questionários serão respondidos no fim das aulas e as perguntas incidem apenas sobre a matéria que foi abordada nessa aula; com isto pretende-se promover a participação nas aulas. Ao longo do trimestre realizam-se dez questionários dos quais apenas contam para a nota os sete melhores. Os questionários contribuem com um peso de 50% para a nota final.      
 
A outra metade da nota final é composta pela média das notas de três “apresentações relâmpago” ou “pitchs”, cada uma com a duração máxima de um minuto. As apresentações serão sobre uma aula (à escolha de cada aluno) ou um tema de engenharia civil também à escolha do aluno. Os alunos farão as gravações das suas apresentações em casa ou em ambiente natural (com a indicação expressa de não colocarem a sua integridade física em risco) e coloca-las-ão no Youtube, comunicando os seus endereços URL por preenchimento de uma ficha Fénix disponível para o efeito na área de ECSA na plataforma Fénix.      
 
Como segunda oportunidade dá-se a possibilidade a qualquer aluno de realizar um exame final na 1ª época, mesmo aos que já obtiveram aprovação por avaliação contínua.     
 
The ECSA assessment is of the continuous evaluation type, that is, each student may be approved with the participation in continuous evaluation activities only. However, a final exam is provided to those few students who, for some reason, may not have participated in the continuous evaluation or who, legitimately, may wish to improve the score of continuous evaluation. 

At the end of each class, students answer a multi-choice questionnaire that they will have access to by their mobile phone or a laptop. The duration of each questionnaire is 10 to 15 minutes, no more. The questionnaires will be answered at the end of the classes and the questions focus only on the subject that was addressed in that class; this is intended to promote participation in classes. During the quarter, ten questionnaires are carried out, of which only the top seven count for the grade. The questionnaires contribute a weight of 50% to the final grade.

The other half of the final score consists of the average of the scores of three "apresentações relâmpago" or "pitchs", each with a maximum duration of one minute. The presentations will be about a class (of each student's choice) or a civil engineering theme also of the student's choice. Students will record their presentations at home or in a natural environment (with the express indication that they do should not put their physical integrity at risk) and put them on Youtube by communicating their URL addresses by filling out a Fénix form available for this purpose in the ECSA area on the Fénix platform.

As a second opportunity, any student is able to take a final exam in the 1st season, even those who have already obtained approval by continuous evaluation.