Sumários

Cell disruption

24 abril 2019, 11:00 Ana Margarida Nunes da Mata Pires de Azevedo

Introduction to Bioseparations.

Cell disruption. Extracelular and intracelular products. Composition of cellular membranes and walls: i) Gram positive versus Gram negative bacteria; ii) yeast and fungi; iii) Plant cells; iv) animal cells. Cell disruption methods: mechanical methods versus non-mechanical methods. Mechanical methods: Bead mills and High pressure homogenizers. Non-mechanical methods: physical, chemical and biological lysis.


Reactores Biológicos - agitação, mistura e aumento de escala (II)

24 abril 2019, 09:00 Marília Clemente Velez Mateus

(L24) - Conclusão do assunto: aumento de escala em bioractores, considerações gerais e critérios de aumento de escala; resolução de exercícios.


Lab 5. Concentração e purificação de penicilina G acilase por ultrafiltração

22 abril 2019, 10:00 Ana Margarida Nunes da Mata Pires de Azevedo

Filtração tangencial de um extracto proteico de  Escherichia coli ATCC 9637 para concentração e purificação do enzima penicilina G acilase (PGA). Avaliação da evolução do fluxo de permeação e do teor de proteína total nas correntes de filtrado e concentrado ao longo do tempo de filtração. Quantificação da actividade do enzima PGA no extracto proteico inicial e em amostras recolhidas dos reservatórios de concentrado e permeado no final da operação.


Reactores Biológicos - agitação, mistura e aumento de escala

11 abril 2019, 10:00 Marília Clemente Velez Mateus

(L24) - Tipos de agitadores, de chicanas e padrões de fluxo em biorreactores agitados. Determinação de tempos de mistura e estimativa da potência útil em reactores mecanicamente agitados, com líquidos arejados e não arejados, Newtonianos e não-Newtonianos (lei de potência e definição de viscosidade aparente). Resolução de exercícios.


Lab 4 - Purificação Primária de Penicilina Acilase

10 abril 2019, 13:30 Marília Clemente Velez Mateus

Purificação primária de penicilina acilase por ruptura celular da E. coli recombinante, com choque osmótico . Quantificação da actividade enzimática e do teor de proteína total na suspensão celular inicial e na solução hipotónica sobrenadante às células após ruptura ( turno 2).