Sumários

Operação em contínuo

10 abril 2013, 10:30 Pedro Carlos De Barros Fernandes

Efeito do caudal na reacção de hidrólise de penicilina G promovida por penicilina acilase imobilizada em matrizes de alcool polivinilico, operando em reactores de leito fixo ou contínuos com agitação.

Operação em contínuo

8 abril 2013, 10:00 Pedro Carlos De Barros Fernandes

Reactores Biológicos - transferência de oxigénio

8 abril 2013, 08:30 Carla da Conceição Caramujo Rocha de Carvalho

Classificação de bactérias de acordo com as condições óptimas de crescimento. Transferência de oxigénio em sistemas gás-líquido. Taxa de uptake de oxigénio (OUR) e taxa de transferência de oxigénio (OTR). Métodos para estimar Kla. Resolução de exercícios.

Reactores Biológicos - balanços mássicos com e sem recirculação de biomassa

4 abril 2013, 10:00 Carla da Conceição Caramujo Rocha de Carvalho

Balanços mássicos em reactores contínuos mecanicamente agitados com formação de produto associada e não associada à produção de biomassa. Balanços mássicos em reactores contínuos com e sem recirculação de biomassa e em sistemas multi-etapas com e sem adição de mais de uma corrente de alimentação. Resolução de problemas.

Cinética de enzimas imobilizados

3 abril 2013, 10:30 Pedro Carlos De Barros Fernandes

Imobilização de penicilina em matrizes de alcool polivinilico. Determinação do efeito da imobilização na cinética enzimática de hidrólise da penicilina G