Informação Relativa ao Exame Época Especial

2 setembro 2020, 02:25 Pedro Rafael Bonifacio Vitor

Anúncio criado em  02/09/2020 02:20


 

Exame de Época Especial

 

1. Introdução

O Exame de Época Especial de Eletrónica I (1º e 2º semestres) realiza-se no próximo dia 7 de setembro de 2020, com início às 15:00 horas, conforme informação do Fenix.

Neste anúncio será apresentada em detalhe a informação relativa à inscrição para o exame, à sua forma de realização, à sua estrutura, ao planeamento e à declaração de compromisso de honra.

 

2. Inscrição para o Exame

Para poder realizar o exame é necessário estar inscrito na secretaria para exame de época especial.


3. Forma de realização do Exame

3.1. Exame não presencial

Os alunos inscritos como "insular/internacional" poderão realizar o exame não presencial, havendo apenas necessidade de me enviar previamente um mail, para pvitor@tecnico.ulisboa.pt , solicitando essa situação.

Apenas estão identificados como "insular/internacional" os seguintes alunos, que podem realizar o exame não presencial:

          87073  Maria Teresa Araújo (1º semestre)

          95509 Diogo Vaz (2º semestre)

          85211 João Gonçalves (2º semestre)


3.2. Exame presencial

Os restantes alunos inscritos para o exame de época especial terão que realizar o exame de forma presencial na sala E1, tal como consta na página do Fenix (na secção Avaliação).


4. Estrutura do exame

A estrutura do exame presencial e do exame não presencial é a mesma.

O exame tem uma estrutura com 4 problemas, cada um focado sobretudo numa parte específica da matéria da cadeira, e preparado para ser resolvido em 35 minutos. Os problemas serão resolvidos em duas partes, cada uma será feita em separado, compreende dois problemas e será realizada e entregue em 70 minutos (1h10min):

Parte A – Problema 1 e Problema 2, com 1h10min para resolução dos dois problemas

Parte B – Problema 3 e Problema 4, com 1h10min para resolução dos dois problemas

A estrutura de cada problema é a mesma que foi utilizada nos testes e exames da cadeira em anos anteriores, com uma introdução ao problema, uma figura com um esquema e/ou outros elementos e um conjunto de alíneas com perguntas ou questões a resolver, para as quais é identificada a respetiva cotação dentro do exame, numa escala de 0 a 20.


4.1. Exame não presencial

O enunciado de cada uma das partes será enviado por mail. 

Os problemas deverão ser resolvidos em folhas de papel A4 brancas ou nas folhas de exame do IST (quadriculadas ou outras), as quais devem ser escritas através de caneta, ou outro processo informático, desde que a assinatura seja feita manualmente.

Na parte de cima de cada folha deve se colocado o nº do aluno, o nome e a assinatura, tal como consta no Cartão de Cidadão, ou outro documento de identificação com fotografia e assinatura.

Número 

         Nome

                     Assinatura


Antes do final do tempo previsto para cada parte deverá ser feita a digitalização ou tirada fotografia a cada uma das folhas, esses ficheiros, deverão ser enviados por mail para o endereço pvitor@tecnico.ulisboa.pt . O envio do mail terá que ocorrer antes do prazo definido para a realização da respetiva parte e caso o aluno realize mais de uma submissão de uma dada parte, contará apenas a última.

A digitalização/fotografia das páginas do exame deve ser feita a cores e com uma qualidade que permita a fácil leitura e identificação de todos os elementos escritos na prova. O formato dos ficheiros deve ser PDF, JPG ou BMP/PNG.

Os originais destes documentos devem ser guardados pelo aluno, para o caso de haver necessidade de confirmação de qualquer elemento da prova.


4.2. Exame presencial

O exame presencial realiza-se de forma idêntica aos exames presenciais realizados anteriormente, destacando-se apenas a existência de duas partes, com enunciados distintos, realizadas e entregues em separado.


5. Planeamento

5.1. Exame não presencial

No dia do exame, 7 de setembro, meia hora antes do seu início (às 14:30) iniciamos uma sessão de Zoom e que se prolongará durante o exame e após a sua conclusão, através do seguinte Link:

          EXAME DE ÉPOCA ESPECIAL (988 0135 4420 / 747469)

Durante a execução do exame (entre as 15:00 e as 17:20) a sessão de Zoom servirá para troca de mensagens através de texto (Bate-Papo), devendo os alunos ter o microfone desligado. Utilizarei o áudio do Zoom para esclarecimentos a realizar para todos e avisos de início e de aproximação/fim de resolução das suas partes.

O período antes e após o exame (das 14:30-15:00) será usado para assinatura e upload de uma declaração de compromisso de honra, conforme minuta presente no ponto 6 deste documento.

Irá ser executado o seguinte plano:

 

Parte A

Parte B

Declaração

14:30

Antes do exame

Assinatura e entrega

15:00

Enunciado

 

 

16:00

Preparação para entrega

 

 

16:10

Entrega

Enunciado

 

17:10

 

Preparação para entrega

 

17:20

 

Entrega

 


Recomenda-se que a preparação para a entrega se inicie 10 minutos antes do tempo definido para a entrega, tendo em atenção que não serão aceites entregas após esse instante:

     Parte A     Preparação para a entrega entre as 16:00 e as 16:10 (após as 16:10 não serão aceites mais entregas da Parte A)

     Parte B     Preparação para a entrega entre as 17:10 e as 17:20 (após as 17:20 não serão aceites mais entregas da Parte B)


5.2. Exame presencial 

O exame presencial inicia-se às 15:00 na sala E1:

     Parte A     Enunciado distribuído às 15:00 e entrega às 16:10

     Parte B    Enunciado distribuído às 16:10 e entrega às 17:20


6. Declaração de Compromisso de Honra (apenas para os exames não presenciais)

Os alunos deverão preparar e assinar uma declaração de Compromisso de Honra para realizar o exame não presencial, a qual deve der escrita em papel A4 (de forma manuscrita ou impressa), de acordo com a seguinte minuta:

 

Declaração de Compromisso de Honra

 

  

Eu, ________[nome do aluno]_________ , aluno do IST nº ___[nº aluno] ___ , titular do Cartão de Cidadão (passaporte ou outro documento), nº ______ [nº do documento]_____ , declaro que me comprometo a realizar, nesta data, o Exame de Época Especial remotamente da disciplina Eletrónica I, do 1º/2º semestre do ano letivo de 2019/2020, de forma totalmente individual, sem qualquer ajuda de terceiros.


Declaro ainda que estou ciente que a violação de qualquer dos preceitos acima referidos conduz à anulação imediata da prova e a procedimento disciplinar.

 

Lisboa, 7 de setembro de 2020

 

 

_______[Assinatura tal como documento, C.C. ou outro]_______

 


A declaração, que é obrigatória, deve ser assinada durante a sessão de Zoom antes do início do Exame (14:00-14:30), com acompanhamento através da imagem do Zoom devendo o aluno mostrar o documento assinado em conjunto com o cartão de cidadão (ou outro documento de identificação com fotografia e assinatura).

Apenas após a realização dessa confirmação, o aluno deverá entregar a cópia digitalizada ou a fotografia da declaração, através de envio por mail para o endereço pvitor@tecnico.ulisboa.pt .