A avaliação tem duas componentes: Teórica e Prática.

1.      Avaliação teórica.  A avaliação teórica é feita por 2 testes ou por 1 exame. Os alunos que façam testes podem fazer em seguida o exame, contando a melhor nota. A nota dos testes é calculada como a média das notas de cada um dos testes. Não há nota mínima para cada um dos testes individualmente. A nota teórica (máximo da nota do exame e da média dos testes) tem de ser pelo menos 9,5 valores. Não satisfazer esta condição implica reprovar à disciplina.

2.      Avaliação prática. A avaliação prática consta de um conjunto de trabalhos realizados em grupo durante as aulas de laboratório, com entregas periódicas de relatórios no final da aula correspondente a cada trabalho. A nota da parte prática é individual, dependendo não só do relatório apresentado mas também da participação dos alunos nas aulas de laboratório, tal como avaliado pelo docente respectivo. A nota mínima para aprovação da componente prática é 10. É válida a nota de laboratório obtida nos dois anos lectivos anteriores.

Cálculo da nota final

A nota final é calculada de acordo com a fórmula 0.75T+0.25L em que T é a nota da teórica e L é o mínimo da nota prática e de T+3  (ou seja, a nota da prática usada para efeitos do cálculo da nota final não pode exceder em mais de 3 valores a nota teórica). A nota final - arredondada - tem de ser pelo menos 10 para aprovação na disciplina. Todos os cálculos são efectuados com as notas "cruas" sendo a nota final a única que será arredondada.

Caso a nota final calculada seja superior a 17, o aluno poderá ser convidado a submeter-se a um exame oral para confirmação da nota. Neste caso, se o estudante optar por não realizar a prova oral de confirmação ser-lhe-á atribuída a classificação de 17 valores. Em qualquer dos casos, a nota mínima para estes alunos será 17 de valores. Dependendo da estatística das classificações, esta regra poderá  vir a ser  aplicada com o limiar de 18 valores em vez de 17 valores.