Projecto: honestidade académica

23 março 2020, 17:48 David Martins de Matos

Aviso amigável: ler com atenção.

Estão a ser detectadas semelhanças suspeitas entre alguns projectos e projectos de anos anteriores. Estes padrões, embora possam parecer pequenos -- por vezes, são uma única linha -- são salientes, pois aparecem em partes do código que correspondem a erros de programação no compilador actual (embora pudessem não o ser em anos anteriores) e são reveladores pois correspondem a situações de falta de proficiência por parte de quem está a usar código sem adequação à situação actual. Outros padrões de erro correspondem a más escolhas de programação em C++. Padrões de erro semelhantes são como assinaturas de cópia.

São consideradas cópias quaisquer usos de código não realizado por elementos dos grupos de projecto ou não fornecidas através dos canais oficiais da disciplina pelo corpo docente. Em particular, serão consideradas fraudes quaisquer utilizações de código de projectos disponíveis na web e não disponibilizados pelos canais da disciplina (e.g., github ou outros).

Não quer isto dizer que os alunos não possam estudar esses projectos. No entanto, recomenda-se fortemente que os alunos produzam código sem ser a partir do código das outras pessoas. Se discutirem ideias com outros grupos, certifiquem-se de que nunca discutem implementações.

Nesta entrega, não haverá procedimento disciplinar relativamente às suspeitas encontradas, mas os casos agora encontrados foram registados.. Serão posteriormente utilizadas na verificação de fraudes em entregas subsequentes (além de serem usados outros métodos mais robustos).

Alunos em situação de fraude serão imediatamente eliminados da avaliação e será dado início a processo correspondente nos órgãos competentes da Escola.

Agradece-se comunicação de questões relativas a este assunto.