As aulas práticas decorrem no modelo "papel e lápis" e destinam-se à realização de exercícios sobre a matéria.

Estas aulas consistem na realização acompanhada de exercícios (primeiros 60 minutos) e na resolução de um exercício de avaliação realizado individualmente (últimos 30 minutos).

Existem 11 aulas práticas, sendo consideradas as 10 melhores notas para a contribuição para a nota final. A avaliação realizada nestas aulas corresponde a 10% da nota global.

Os alunos são fortemente encorajados a participar nestas aulas: o grau de dificuldade dos exercícios nelas resolvido é comparável ao das avaliações escritas (testes).

Cada turno prático dispõe de um número limitado de inscrições (a realizar individualmente).

O turno de 5ª feira só poderá ser utilizado para recuperação de aulas perdidas na 2ª ou 3ª feira em condições extraordinárias: isto significa que os pedidos para esse turno serão, em geral, recusados.

As classificações são divididas em 5 níveis: 0.00, 0.25, 0.50, 0.75 e 1.00.

As classificações sombreadas a amarelo (geralmente, mas não necessariamente, iguais ou inferiores a 0.50) são provisórias e têm de ser defendidas.

Classificações semanais sombreadas a amarelo (geralmente, mas não necessariamente, iguais ou inferiores a 0.50) são convertidas em 0 (zero) se os alunos não comparecerem num horário de dúvidas no prazo indicado aquando da publicação de resultados.