Plano das aulas

Material de trabalho das aulas laboratoriais

• Os enunciados das aulas laboratoriais (não de avaliação), assim como as suas resoluções, estão disponíveis no wiki (réplica).

Enunciados de avaliação e submissão de resoluções para avaliação

• Os enunciados estão disponíveis durante a aula.
  • As respostas são realizadas em papel e a respectiva digitalização é entregue via Google Classroom.

Modo de funcionamento

• As aulas laboratoriais são estritamente presenciais (não existem quaisquer excepções).
  • As aulas laboratoriais destinam-se à resolução de problemas de modelação e de programação e decorrem no modelo "papel e lápis", por forma a concentrar o esforço na conceptualização e não nos problemas de interacção com a máquina.
  • Todas as aulas têm um exercício de avaliação (durante os 30 minutos finais). Os 30 minutos finais são individuais e sem consulta de qualquer espécie. Os 30 minutos já contam com o tempo necessário para fazer uploads via Classroom: 5 minutos (máximo).
  • Cada semana tem duas aulas para avaliação (2 tópicos): cada aluno deve inscrever-se nos turnos correctos, para ter acesso à avaliação em ambos os tópicos. Ver distribuição: https://bit.ly/co22-horario (tópico 1, 2ª e 3ª; tópico 2, 5ª e 6ª).
  • Cada aula deve ser usada como forma de resolver alguma questão menos clara acerca de aspectos em que o aluno tenha detectado dúvidas durante o estudo de preparação.
  • Os alunos são encorajados a implementar os programas desenvolvidos nas aulas laboratoriais e a pensar noutros (durante os períodos de estudo autónomo). Os horários de apoio podem ser utilizados para estudo acompanhado.

Condições de avaliação

Não são avaliados alunos fora dos turnos de inscrição. Não são realizadas recuperações fora da semana a que corresponde cada exercício (no entanto, apenas são considerados para a nota final os 9 melhores dos 12 possíveis). Alunos que compareçam atrasados a estas aulas não são avaliados: é admitido um limite máximo de 20 minutos para entrada, após a hora definida para a aula (i.e., já contabilizando os 10 minutos do início).

Não são considerados casos especiais na avaliação das aulas práticas. Alunos que considerem ter direito a tratamento especial e que não consigam comparecer com aproveitamento nestas aulas poderão requerer avaliação em época especial.