Métodos de Avaliação

1.   As provas de avaliação de conhecimentos são constituídas por um exame final e um trabalho laboratorial.

2.  O exame final é constituído por uma parte teórica, sem consulta e sem auxílio de instrumentos de cálculo, e por uma parte prática, com consulta limitada a livro(s) [sem qualquer solução escrita dentro do livro] e  uma calculadora de pocket [sem funções avançadas, como visualizar slides, pdf ou imagens]. Na parte prática, não é permitida a consulta de livros de problemas nem dos apontamentos teóricos e problemas (práticas) das aulas. A nota mínima exigida no exame é 8.5 valores. É obrigatória a inscrição para os exames, a qual é efectuada através do sistema Fenix. 

3.   O trabalho laboratorial é efectuado em grupos de 5 a 6 alunos. É obrigatória a inscrição para os grupos de trabalho laboratorial, a qual é efectuada através do sistema Fenix.

  • O trabalho laboratorial é obrigatório para os alunos inscritos pela 1ª vez na disciplina (incluindo todos os alunos com estatuto de estudante-trabalhador).
  • Os alunos que tenham realizado o trabalho laboratorial em ano letivo 2018/19  e têm uma nota podem repeti-lo, prevalecendo nesse caso a nota obtida no presente ano lectivo.
  • Para os alunos que realizarem o trabalho laboratorial neste ano letivo, bem como para aqueles que tenham obtido notas nesse trabalho em 2018/19, o peso na nota final é wlab= 0.15. Para os restantes alunos, o peso é wlab=0.
  • A avaliação do trabalho de laboratório será feita através do relatório enviado sobre o trabalho de laboratório. Não há nota mínima para o trabalho de laboratório. 

4.  A nota final é obtida através da média ponderada das duas componentes de avaliação: wlab×notalab+(1-wlab)×notaexame. No caso de a nota final exceder 17 valores, o aluno pode optar entre submeter-se a uma prova oral ou ficar com a nota de 17 valores. Em caso de suspeita de violação das regras de avaliação numa prova escrita, o corpo docente reserva-se o direito de convocar o aluno para uma prova oral, que determinará a nota final. 

5.  Em época especial, a única prova de avaliação (peso de 100%) é um exame escrito.