Métodos de Avaliação

1.   As provas de avaliação de conhecimentos são constituídas por um exame final e um trabalho laboratorial.

2.   O trabalho laboratorial é efectuado em grupos de 4 alunos. A nota mínima exigida no trabalho laboratorial é 8.0 valores. 

  • O trabalho laboratorial é obrigatório para os alunos inscritos pela 1ª vez na disciplina.
  • Os alunos que tenham realizado o trabalho laboratorial em anos lectivos anteriores podem repeti-lo, prevalecendo nesse caso a nota obtida no presente ano lectivo.
  • Para os alunos que realizarem o trabalho laboratorial neste ano lectivo, bem como para aqueles que tenham obtido notas positivas nesse trabalho em 2016/17, o peso na nota final é wlab= 0.15. Para os restantes alunos, o peso é wlab=0.

3.  O exame final é constituído por uma parte teórica, sem consulta e sem auxílio de instrumentos de cálculo, e por uma parte prática, com consulta limitada a livros ou apontamentos teóricos. Não é permitida a consulta de livros de problemas nem dos apontamentos/problemas das aulas práticas. A nota mínima exigida no exame é 8.5 valores. É obrigatória a inscrição para os exames, a qual é efectuada através do sistema Fenix. 

4.  A nota final é obtida através da média ponderada das duas componentes de avaliação: wlab×notalab+(1-wlab)×notaexame. No caso de a nota final exceder 17 valores, o aluno pode optar entre submeter-se a uma prova oral ou ficar com a nota de 17 valores. Em caso de suspeita de violação das regras de avaliação numa prova escrita, o corpo docente reserva-se o direito de convocar o aluno para uma prova oral, que determinará a nota final. 

5.  Em época especial, a única prova de avaliação é o exame de época especial, sendo a nota final a nota obtida no exame.


Datas relevantes para o trabalho laboratorial

  • Inscrição para o ensaio experimental: 5/Março a 09/Março
  • Realização do ensaio experimental: 12/Março a 16/Março
  • Mini-teste para avaliação do trabalho laboratorial: 11/Abril