Métodos de Avaliação

1.   As provas de avaliação de conhecimentos são constituídas por um exame final, um trabalho laboratorial e um trabalho computacional.

2.   O trabalho laboratorial é efectuado em grupos de 3 alunos, enquanto o trabalho computacional é efectuado em grupos de 2 alunos. A nota mínima exigida na média das notas dos trabalhos é 9.0 valores. 

  • Ambos os trabalhos são obrigatórios para os alunos inscritos pela 1ª vez na disciplina.
  • Os alunos que tenham realizado os trabalhos em anos lectivos anteriores podem repeti-los, prevalecendo nesse caso a nota obtida no presente ano lectivo.
  • Para os alunos que realizarem os trabalhos neste ano lectivo, bem como para aqueles que tenham obtido notas positivas nesses trabalhos em 2014/15 ou 2015/16, os respectivos pesos na nota final são wlab= 0.15 e wcomp=0.20. Para os restantes alunos, o peso é wlab=0 e wcomp=0.

3.  O exame final é constituído por uma parte teórica, sem consulta e sem auxílio de instrumentos de cálculo, e por uma parte prática, com consulta limitada a livros ou apontamentos teóricos. Não é permitida a consulta de livros de problemas nem dos apontamentos/problemas das aulas práticas. A nota mínima exigida no exame é 8.5 valores. É obrigatória a inscrição para os exames, a qual é efectuada através do sistema Fenix. 

4.  A nota final é obtida através da média ponderada das várias componentes de avaliação: wlab×notalab+ wcomp×notacomp+(1-wlab-wcomp)×notaexame. No caso de a nota final exceder 16 valores, o aluno pode optar entre submeter-se a uma prova oral ou ficar com a nota de 16 valores. Em caso de suspeita de violação das regras de avaliação numa prova escrita, o corpo docente reserva-se o direito de convocar o aluno para uma prova oral, que determinará a nota final. 

5.  Em época especial, a única prova de avaliação é o exame de época especial.


Datas relevantes para os trabalhos laboratorial e computacional

  • Inscrição para o ensaio experimental: 6/Março a 10/Março
  • Realização do ensaio experimental: 13/Março a 17/Março
  • Entrega do enunciado do trabalho computacional: 27/Março
  • Entrega do relatório do trabalho computacional: 22/Maio