Métodos de Avaliação

1. As provas de avaliação de conhecimentos são constituídas por um exame final, um trabalho laboratorial e um trabalho computacional.

2. O trabalho laboratorial é efectuado em grupos de 5 alunos, enquanto o trabalho computacional é efectuado em grupos de 2 alunos. Ambos os trabalhos são obrigatórios para os alunos inscritos pela 1ª vez na disciplina e para aqueles que, tendo estado inscritos em 2012/13 ou 2013/14, não obtiveram nota positiva. Os alunos que tenham realizado os trabalhos em anos lectivos anteriores podem repeti-los, prevalecendo nesse caso a nota obtida no presente ano lectivo. Para os alunos que realizarem os trabalhos neste ano lectivo, bem como para aqueles que tenham obtido notas positivas nesses trabalhos em 2012/13 ou 2013/14, os respectivos pesos na nota final são wlab= 0.15 e wcomp=0.20. Para os restantes alunos, o peso é wlab=0 e wcomp=0.

3. O exame final é constituído por uma parte teórica, sem consulta e sem auxílio de instrumentos de cálculo, e por uma parte prática, com consulta limitada a livros ou apontamentos teóricos. Não é permitida a consulta de livros de problemas nem dos apontamentos/problemas das aulas práticas. A nota mínima exigida no exame é 8.5 valores. É obrigatória a inscrição para os exames, a qual é efectuada através do sistema Fenix.

4. A nota final é obtida através da média ponderada das várias componentes de avaliação: wlab×notalab+ wcomp×notacomp+(1-wlab-wcomp)×notaexame.. No caso de a nota final exceder 16 valores, o aluno pode optar entre submeter-se a uma prova oral ou ficar com a nota de 16 valores. Em caso de suspeita de violação das regras de avaliação numa prova escrita, o corpo docente reserva-se o direito de convocar o aluno para uma prova oral, que determinará a nota final.

5. Em época especial, a única prova de avaliação é o exame de época especial.

Datas relevantes para os exames e os trabalhos laboratorial e computacional:

·         Inscrição para o ensaio experimental: 2/Março a 6/Março

·         Realização do ensaio experimental: 9/Março a 13/Março