Outros programas

Outors programas que sejam referidos nos trabalhos computacionais e que não estejam disponíveis nesta página devem ser solicitados ao responsável da disciplina.

TEACH-C

Programa para resolução de problemas de condução de calor bidimensionais em coordenadas cartesianas ou cilíndricas.

O manual do programa em Fortran e exemplos de aplicação podem ser encontrados no livro "Computer-Aided Engineering - Heat Transfer and Fluid Flow", A.D. Gosman, B.E. Launder e G.J. Reece, Ellis Horwood Ltd. (1985), disponível na biblioteca de Eng. Civil do IST.

A versão em MatLab, bem como o respectivo manual, são da autoria do ex-aluno da disciplina Filipe Soares. Foram efectuados alguns testes com o programa, mas não há garantia de que não contenha quaisquer erros.

TEACH-C

TEXSTAN

Versão executável do programa TEXSTAN para escoamentos de camada limite, bidimensionais, em regime estacionário, isotérmicos ou com transmissão de calor. Uma descrição sucinta do programa e das suas funcionalidades encontra-se descrita no apêndice F do livro "Convective Heat and Mass Transfer", W. Kays, M. Crawford. e B. Weigand, McGraw-Hill, 4ª Edição, 2005, disponível na biblioteca de Eng. Mecânica do IST. O apêndice G descreve o ficheiro de dados para o escoamento laminar sobre uma supefície plana, com temperatura uniforme na superfíce, e velocidade uniforme do escoamento não perturbado. Para além da versão executável do programa, são também incluídos ficheiros explicativos para a sua utilização e exemplos de ficheiros de dados e de resultados para 6 casos teste.