Métodos de Avaliação

1. As provas de avaliação de conhecimentos são constituídas por um exame final, um trabalho laboratorial e um trabalho computacional.

2. O trabalho laboratorial, de realização obrigatória para quem não obteve nota positiva no ano lectivo anterior, é efectuado em grupos de 6 alunos. A avaliação sobre o ensaio é uma oral efectuada no próprio dia da sua realização, imediatamente a seguir ao ensaio. Caso alunos com nota positiva no ano lectivo anterior efectuem novamente o trabalho, prevalece a nota obtida no presente ano lectivo.

3. O trabalho computacional, de realização obrigatória para todos os alunos, é efectuado em grupos de 2 alunos.

4. O exame final é constituído por uma parte teórica, sem consulta e sem auxílio de instrumentos de cálculo, e por uma parte prática, com consulta limitada a livros ou apontamentos teóricos. Não é permitida a consulta de livros de problemas nem dos apontamentos/problemas das aulas práticas. A nota mínima exigida no exame é 8.5 valores.

5. A nota final é obtida através da média ponderada das várias componentes de avaliação, sendo 10% o peso do trabalho laboratorial, 40% o peso do trabalho computacional e 50% o peso do exame. No caso de a nota final exceder 16 valores, o aluno pode optar entre submeter-se a uma prova oral ou ficar com a nota de 16 valores. Em caso de suspeita de violação das regras de avaliação numa prova escrita, o corpo docente reserva-se o direito de convocar o aluno para uma prova oral, que determinará a nota final.

6. Em época especial, a única prova de avaliação é o exame de época especial.

Datas relevantes para os exames e os trabalhos laboratorial e computacional:

·         Inscrição para o ensaio experimental: 18/Fevereiro a 22/Fevereiro

·         Realização do ensaio experimental: 25/Fevereiro a 8/Março

·         Entrega do enunciado do trabalho computacional: 18/Março

·         Entrega do relatório do trabalho computacional: 24/Maio (recomenda-se, sem obrigatoriedade, que a 1ª parte do trabalho seja entregue até 26/Abril)

·         Exame – época normal: 14/Junho

·         Exame – época de recurso: 28/Junho