Métodos de Avaliação

1. Os alunos podem optar por avaliação por testes ou por exame final, que terá lugar na época de recurso. As provas de avaliação de conhecimentos são constituídas por dois testes ou um exame final, um trabalho laboratorial e um trabalho computacional.
  2. O trabalho laboratorial, de realização obrigatória para quem não obteve nota positiva nos dois anos lectivos anteriores, é efectuado em grupos de 3 alunos. O relatório é efectuado no próprio dia de realização do ensaio. A nota mínima exigida no relatório do trabalho é 9 valores.Caso alunos com nota positiva nos dois anos lectivos anteriores efectuem novamente o trabalho, prevalece a nota obtida no presente ano lectivo.
  3. O trabalho computacional, de realização obrigatória para quem não obteve nota positiva no ano lectivo anterior, é efectuado em grupos de 2 alunos. A nota mínima exigida no relatório do trabalho é 9 valores.Caso alunos com nota positiva no ano lectivo anterior efectuem novamente o trabalho, prevalece a nota obtida no presente ano lectivo.
  4. Os testes e o exame final são constituídos por uma parte teórica, sem consulta e sem auxílio de instrumentos de cálculo, e por uma parte prática, com consulta limitada a livros ou apontamentos teóricos. Não é permitida a consulta de livros de problemas nem dos apontamentos/problemas das aulas práticas. A nota mínima exigida em cada teste é 7.0 valores. A nota mínima exigida na média das notas dos testes ou no exame é 8.5 valores.
  5. A nota final é obtida através da média ponderada das várias componentes de avaliação, sendo 75% o peso dos testes ou do exame, 5% o peso do trabalho laboratorial e 20% o peso do trabalho computacional. No caso de a nota final exceder 16 valores, o aluno pode optar entre submeter-se a uma prova oral ou ficar com a nota de 16 valores. Em caso de suspeita de violação das regras de avaliação numa prova escrita, o corpo docente reserva-se o direito de convocar o aluno para uma prova oral, que determinará a nota final.
  6. Em época especial, a única prova de avaliação é o exame de época especial.

Datas relevantes para os testes e os trabalhos laboratorial e computacional:

1º teste: 13/Abril às 18h

2º teste: 25/Maio às 18h

Inscrição para o ensaio experimental: 27/Fevereiro a 2/Março

Realização do ensaio experimental: 5/Março a 9/Março

Entrega do relatório do ensaio experimental: prazo de 24h após a realização do ensaio

Entrega do enunciado do trabalho computacional: 23/Abril

Entrega do relatório do trabalho computacional: 18/Maio