Métodos de Avaliação

1. Os alunos podem optar por avaliação por testes ou por exame final. As provas de avaliação de conhecimentos são constituídas por dois testes ou um exame final, um trabalho laboratorial e um trabalho computacional.

2. O trabalho laboratorial, de realização obrigatória para quem não obteve nota positiva nos dois anos lectivos anteriores, é efectuado em grupos de 4 alunos. O relatório é efectuado no próprio dia de realização do ensaio. O trabalho computacional, de realização obrigatória para quem não obteve nota positiva em 2008/09, é efectuado em grupos de 2 alunos. A nota mínima exigida nos relatórios dos trabalhos é 9 valores.

3. Os testes e o exame final são constituídos por uma parte teórica, sem consulta e sem auxílio de instrumentos de cálculo, e por uma parte prática, com consulta limitada a livros ou apontamentos teóricos. Não é permitida a consulta de livros de problemas nem dos apontamentos/problemas das aulas práticas. A nota mínima exigida em cada teste é 7.0 valores. A nota mínima exigida na média das notas dos testes ou no exame é 8.5 valores.

4. A nota final é obtida através da média ponderada das várias componentes de avaliação, sendo 75% o peso dos testes ou do exame, 5% o peso do trabalho laboratorial e 20% o peso do trabalho computacional. No caso de a nota final exceder 16 valores, o aluno pode optar entre submeter-se a uma prova oral ou ficar com a nota de 16 valores.

Datas relevantes para os testes e os trabalhos laboratorial e computacional:

• 1º teste: 19/Abril às 18h

• 2º teste: coincidente com a 1ª data de exame

• Inscrição para o ensaio experimental: 29/Março a 31/Março

• Realização do ensaio experimental: 8/Abril a 9/Abril

• Entrega do relatório do ensaio experimental: no próprio dia da realização do ensaio

• Entrega do enunciado do trabalho computacional: 24/Maio

• Entrega do relatório do trabalho computacional: 16/Junho