Sumários

Aula 8

13 março 2015, 14:00 Joana Ventura

Produto interno em \(\mathbb{F}_q^n\) e complemento ortogonal. Definição de código linear, auto-ortogonal e auto-dual. Matrizes geradoras e de paridade para um código linear. Exemplos


Aula 7

12 março 2015, 08:30 Joana Ventura

Existência de elemento primitivo em qualquer corpo finito. Quocientes do anel de polinómios com coeficiente num corpo e construção de corpos finitos de ordem uma potência de um número primo. Exemplos. Definição de espaço vectorial sobre um corpo arbitrário, bases e dimensão de um espaço vectorial finito sobre um corpo finito. A ordem de qualquer corpo finito é uma potência de um número primo.


Aula 6

6 março 2015, 14:00 Joana Ventura

Minorante de cobertura de Gilbert-Varshamov, majorante de empacotamento de Hamming, definição de código perfeito e exemplos. Estimativas de Plotkin.
Início do estudo de corpos finitos: definição de ordem, característica e elemento primitivo de um corpo finito e algumas propriedades.


Aula 5

5 março 2015, 08:30 Joana Ventura

O problema principal na Teoria de Códigos. Códigos equivalentes. Definição de peso de um vector e relação com a distância de Hamming. Estimativa de Singleton.


Aula 4

27 fevereiro 2015, 14:00 Joana Ventura

Correcção de erros de troca de símbolos. Detecção e correcção simultânea de erros de troca de símbolos. Correcção de erros de apagamento. Exemplos.