Sumários

Aula 6

7 março 2014, 14:00 Joana Ventura

Minorante de cobertura de Gilbert-Varshamov, majorante de empacotamento de Hamming, definição de código perfeito e exemplos. Estimativas de Plotkin.
Início do estudo de corpos finitos: definição de ordem, característica e elemento primitivo de um corpo finito e algumas propriedades.


Aula 5

6 março 2014, 08:30 Joana Ventura

O problema principal na Teoria de Códigos. Códigos equivalentes. Definição de peso de um vector e relação com a distância de Hamming. Estimativa de Singleton. Definição de bola usando a distância de Hamming e cálculo do seu volume.


Aula 4

28 fevereiro 2014, 14:00 Joana Ventura

Relação entre a distância mínima de um código e a capacidade de detectar ou corrigir erros de troca de símbolos. Correcção de erros de apagamento, correcção simultânea de erros de apagamento e de troca de símbolos.


Aula 3

27 fevereiro 2014, 08:30 Joana Ventura

Introdução à Teoria de Códigos: esquema de codificação, canal de transmissão, esquemas de descodificação por máxima verosimilhança e por distância mínima. correcção e detecção de erros -- definição.


Aula 2

21 fevereiro 2014, 14:00 Joana Ventura

Exemplos de aplicação do Princípio de Inclusão-Exclusao e funções geradoras para resolver problemas de contagem. Resolução de relações de recorrência usando funções geradoras. Fórmula para o número de polinómios mónicos irredutíveis de grau n com coeficientes num corpo finito de q elementos.