Sumários

Aula 11

27 março 2014, 08:30 Joana Ventura

Códigos de Hamming binários. Construção de códigos: extensão, pontuação, expansão, eliminação ou subcódigos.


Aula 10

21 março 2014, 14:00 Joana Ventura

Descodificação com códigos lineares. Probabilidade de descodificação correcta, incorrecta e de detecção de erros de um código -- caso particular para códigos lineares binários.


Aula 9

20 março 2014, 08:30 Joana Ventura

Um código linearmente equivalente a um código linear é também linear. Cálculo da distância mínima do código através das colunas de uma matriz de paridade. Codificação com códigos lineares.


Aula 8

14 março 2014, 14:00 Joana Ventura

Produto interno em \(\mathbb{F}_q^n\) e complemento ortogonal. Definição de código linear, auto-ortogonal e auto-dual. Exemplos. Matrizes geradoras e de paridade para um código linear. Definição de peso mínimo de um código e relação com a distância mínima no caso linear. Definição de códigos linearmente equivalentes.


Aula 7

13 março 2014, 08:30 Joana Ventura

Existência de elemento primitivo em qualquer corpo finito. Quocientes do anel de polinómios com coeficiente num corpo e construção de corpos finitos de ordem uma potência de um número primo. Exemplos. Definição de espaço vectorial sobre um corpo arbitrário, bases e dimensão de um espaço vectorial finito sobre um corpo finito. A ordem de qualquer corpo finito é uma potência de um número primo.