Proposta de projecto


Até ao dia 9 de Outubro, até às 23:59, cada grupo deve submeter uma proposta de projecto através do sistema Fenix. A proposta deverá ser escrita numa única página A4 e deverá ter o seguinte conteúdo:
  • Identificação do grupo e de cada um dos membros do grupo
  • Título do projecto
  • Descrição do projecto

A descrição do projecto deverá responder a três questões principais:
  1. Qual é o objectivo do projecto e como será solução proposta?
  2. O que irá estar implementado até ao checkpoint e o que irá ser feito até à entrega final?
  3. Como irá ser avaliado o trabalho e em que consistirá a entrega final?

Tal como indicado nos slides da aula teórica 4, os alunos poderão escolher temas à volta de três perfis diferentes:
  • A. Implementar uma ferramenta forense ou anti-forense
  • B. Efectuar um estudo forense num âmbito à escolha
  • C. Simular um cenário hipotético para investigação forense

Como critérios de avaliação do projecto, será mais privilegiada a qualidade do projecto do que a quantidade de funcionalidades suportadas. É muito importante, por isso, que o trabalho seja tecnicamente sólido.

Na semana seguinte, o docente dará os seus comentários e recomendações a cada um dos grupos no final de cada apresentação da respectiva proposta de projecto.

Apresentação da proposta de projecto


Durante as aulas de laboratório da semana de 12 a 16 de Outubro, cada grupo terá que fazer uma apresentação pública da sua proposta de projecto.

Para facilitar as apresentações, serão reservadas salas de aula que permitam fazer projecção de slides. Dado que alguns alunos são trabalhadores-estudante, será aberto excepcionalmente para este efeito um turno extra em horário pós laboral. A data e horário dos turnos são os seguintes:

- Dia 12 Out: 16:30-18:00, sala 0.9 (turno normal)- Dia 13 Out: 11:00-12:30, sala 0.9 (turno normal)- Dia 13 Out: 18:00-19:30, sala 0.9 (turno normal)- Dia 14 Out: 18:30-19:30, sala 0.9 (turno extraordinario)

Cada grupo terá 5 min para fazer uma apresentação com recurso a slides, e terá 5 min para responder a perguntas feitas pelo docente ou pelos colegas de turno. Estes limites de tempo serão rigorosamente aplicados.
Para facilitar a logística, os slides serão visualizados no portátil do docente. Por isso, os grupos deverão submeter os seus slides no sistema Fenix até 1 hora antes da aula de laboratório. No Fenix será criado um sistema de submissões especificamente para este fim (não confundir com o sistema de submissões da proposta de projecto em si). Os formatos permitidos para os slides são: PDF ou Powerpoint.

Checkpoint

Durante as aulas de laboratório da semana de 9 a 13 de Novembro, cada grupo deverá fazer uma apresentação sobre o estado actual do seu projecto. Nessa apresentação, o grupo deve: 1) relembrar a motivação e objectivos do projecto, 2) indicar quais tinham sido os objectivos a atingir para o checkpoint, 3) apresentar o que foi realizado até ao momento, e 4) definir (e se necessário) reajustar um plano para a implementação da segunda parte do projecto. Os grupos que assim o desejarem, poderão fazer uma demo da versão actual do projecto.

Cada grupo terá no total 10 min para fazer a apresentação, a qual poderá ser interrompida por perguntas feitas pelo docente ou pelos colegas de turno.

Exceptuando os grupos que desejem fazer uma demo do projecto, os slides devem ser visualizados no portátil do docente. Por esse motivo, devem submeter os slides no sistema Fenix até 1 hora antes da aula de laboratório. No Fenix será criado um sistema de submissões especificamente para este fim. Os formatos permitidos para os slides são: PDF ou Powerpoint. O nome do ficheiro a submeter deve indicar o número do grupo.

A data e horários atribuídos a cada grupo são indicados de seguida. Os grupos que não poderem comparecer no horário definido, devem entrar em contacto com o docente.

  • segunda, 9/11, 16:30: grupos 2, 3, 6, 7, 13, 17
  • terça, 10/11, 11:00: grupos 28, 18, 21, 22, 23, 25
  • terça, 10/11, 18:00: grupos 1, 4, 5, 8, 10, 11, 14, 15, 12
  • quarta, 18/11, 17:00: grupos 9, 16, 20, 24, 26, 27, 19

A sala será: 0.9.

Entrega Final


A entrega final do projecto poderá ser feita em duas etapas:

  • Os resultados devem ser entregues até sexta-feira, dia 4 de Dezembro às 23:59
  • Deve ser submetido um relatório até segunda-feira, dia 7 de Dezembro às 23:59

Resultados e relatório dependem do perfil que foi escolhido por cada grupo. No entanto, independentemente do perfil, o relatório deve ser feito em Latex com o template SIGPLAN.

Perfil A: Ferramenta forense (ou anti-forense)

Como resultados, os alunos devem submeter o código fonte do projecto, incluindo eventuais testes ou exemplos de utilização da ferramenta que acharem necessário. O código fonte deve ser devidamente estruturado, limpo, e documentado. O código deve ser comprimido (com ZIP ou TGZ) e entregue através do Fenix. Se o código for demasiado grande, este pode ser submetido através do AFS ou através de uma drive externa (ver instruções em baixo).

O relatório deve ter no máximo 4 páginas, formatadas usando o template SIGPLAN, e deve indicar pelo menos: a motivação do trabalho, objectivos pretendidos, solução proposta, arquitectura da solução, e resultados de avaliação da solução. Para além dessas 4 páginas, o relatório deve ser acompanhado por anexos relevantes, por exemplo, manuais de utilização, manuais de programação, etc. Estes anexos não têm que obedecer às restrições do template principal do relatório (por exemplo, podem ser feitos em HTML ou outros formatos mais adequados tendo em conta a finalidade do anexo). Caso haja dúvidas sobre o que colocar em anexo, contactar o docente. O relatório e anexos devem ser comprimidos (com ZIP ou TGZ) e submetidos através do Fenix.

Perfil B: Cenário forense

Como resultado, os alunos devem submeter: imagens geradas para análise de provas digitais, o enunciado do cenário a ser resolvido, e as soluções de como se podem determinar as provas a partir das imagens. O enunciado e as soluções devem ser escritos em documentos independentes, para os quais é recomendado este template. Imaginem um enunciado como o potencial guia de laboratório pronto a ser utilizado em futuras aulas práticas de CSF. As soluções descreveriam a resolução desse mesmo guia. Se as imagens a entregar forem de grandes dimensões, propostas duas vias alternativas: ou upload dos conteúdos para AFS, ou a entrega de um disco externo / USB drive com os conteúdos (ver instruções em baixo). Mais informações serão disponibilizadas em breve.

O relatório deve ter no máximo 4 páginas, formatadas usando o template SIGPLAN, e deve indicar pelo menos: a motivação do trabalho, objectivos pretendidos, descrição do cenário proposto e respectiva arquitectura, e outros aspectos relevantes (e.g., alterações à especificação original, dificuldades encontradas). Para além dessas 4 páginas, o relatório deve ser acompanhado por pelo menos um anexo que descreva detalhadamente os passos realizados na produção das imagens. Para este anexo é recomendado este template específico. É possível ainda adicionar outros anexos que os alunos achem relevantes; para esses anexos, não existe nenhum template recomendado. O relatório e anexos devem ser comprimidos (com ZIP ou TGZ) e submetidos através do Fenix.

Perfil C: Estudo forense

Como resultado, os alunos devem submeter todos os dados que foram obtidos durante a realização do estudo, por exemplo, traces de rede obtidos. Esses conteúdos devem ser comprimidos num único arquivo ZIP ou TGZ e submetidos através do Fenix. Se o ficheiro resultante for de grande dimensão, são propostas duas vias alternativas: upload dos conteúdos para o AFS, ou entrega de um disco externo com os mesmos (ver instruções em baixo). Mais informações serão disponibilizadas em breve.

O relatório deve ter no máximo 6 páginas, formatadas usando o template SIGPLAN, e deve indicar pelo menos: a motivação do trabalho, objectivos pretendidos, metodologia do estudo, resultados obtidos, e outros aspectos relevantes (e.g., alterações à especificação original, dificuldades encontradas). De notar que como este perfil implica uma componente de análise maior do que nos perfis anteriores, o número de páginas permitido para o relatório é superior. Para além dessas 6 páginas, o relatório pode opcionalmente ser acompanhado por anexos que os alunos achem relevantes, por exemplo, logs relevantes, comandos executados, etc. O relatório e anexos devem ser comprimidos (com ZIP ou TGZ) e submetidos através do Fenix.

Submissão via AFS

No caso dos conteúdos do projecto terem uma dimensão muito grande, é possível efectuar a submissão dos mesmos copiando-os para um directório AFS criado especificamente para cada grupo. Esse directório pode ser encontrado em:

/afs/ist.utl.pt/groups/CSF/projects/group-XX

em que XX corresponde ao número de grupo. Só os elementos de cada grupo têm acesso a esse directório. Só é possível fazer upload do projecto para esse directório até à hora limite de submissão do projecto.

Submissão via disco externo / PEN drive

Também é possível entregar o projecto através de um disco externo ou PEN drive. A entrega deve ser feita na portaria do Tagus Park até à hora limite de submissão do projecto. Nota: o equipamento a entregar deve ser colocado dentro de um envelope devidamente identificado com o número de grupo e nome dos elementos do grupo. Esse material será posteriormente devolvido aos proprietários depois de concluída a avaliação do projecto.

Discussões

As discussões do projecto serão realizadas durante a semana 14-18 de Dezembro durante as aulas práticas e teóricas. Para as discussões, os alunos deverão preparar uma apresentação. Mais informações serão divulgadas em tempo oportuno.

Discussões


Encontra-se disponível o calendário para as discussões dos trabalhos.

Cada discussão consistirá em: 15 minutos de apresentação do trabalho, seguido de 5 minutos para perguntas. A projecção de slides será feita nos computadores dos alunos.

As discussões são públicas.

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