Últimos anúncios

Bem-vindos!

11 setembro 2018, 13:28 Francisco Correia dos Santos

[English version available by switching the language to EN. Thank you!]

Caros alunos,

Antes de mais, sejam bem-vindos à disciplina de Redes Complexas!! As aulas teóricas de Redes Complexas terão início no dia 17 de Setembro.

Na primeira aula explicaremos como funcionará a disciplina, qual a natureza dos desafios abordados e quais os métodos de avaliação. Além disso, faremos o exercício de traçar um percurso sobre todos os temas a abordar ao longo do semestre, de forma a ficarem com uma ideia geral do que irão aprender. Esperamos que esta visão de conjunto vos seja útil.

A avaliação da disciplina inclui um exame final e 2 projectos ou monografias a realizar em grupos de 2 ou 3 alunos ao longo do semestre. Em breve serão publicados os dois enunciados. Tentaremos, dentro do possível, que os projectos possam ser desenvolvidos nos laboratórios da disciplina, beneficiando da nossa ajuda directa. Por essa razão, é expectável que os membros de cada grupo se inscrevam no mesmo turno laboratorial de forma a poderem desenvolver o vosso trabalho em aula. As inscrições serão feitas em grupo após a primeira aula teórica.

As aulas laboratoriais começarão na semana após o início das teóricas (24 Set.).

A cadeira é oferecida a vários departamentos e tem como objectivo adaptar-se aos interesses e formação de cada aluno. Por esta razão, iremos propor um leque alargado de temas que poderão escolher para o 2º projecto. O mesmo acontecerá nos temas a abordar nas nossas aulas. Idealmente, cada grupo terá um tema diferente. Os temas sugeridos tentam posicionar-vos o mais próximo possível da investigação que hoje se faz nas áreas de sistemas e redes complexas. Tentaremos alargar o mais possível as vossas escolhas. No final do semestre faremos uma pequena “workshop” com breves apresentações sobre o cada grupo fez, de forma a que todos fiquem a conhecer os temas uns dos outros.Durante o semestre e, em particular, durante a próxima semana, disponibilizaremos vários materiais de apoio na página da disciplina, desde artigos científicos a links úteis para o desenvolvimento dos trabalhos propostos.

Entretanto, qualquer dúvida que tenham, p.f., contem connosco! (franciscocsantos@tecnico.ulisboa.pt ou aplf@tecnico.ulisboa.pt )

Cumprimentos e até breve,
Francisco & Alexandre.