Sumários

Determinação do oxigénio dissolvido (Turno A)

18 abril 2018, 15:00 Sílvia Chaves

Explicação do método de Winkler e acerto das equações redox. Determinação do oxigénio dissolvido nas amostras de água pelo método de Winkler.


Reacções redox

18 abril 2018, 08:00 Sílvia Chaves

Série electroquímica..Influência da especiação e do pH no potencial redox de um sistema. Potencial redox nas águas naturais óxicas e anóxicas. Matéria orgânica como redutora.


Reacções redox

17 abril 2018, 08:00 Sílvia Chaves

Continuação da análise de qual a fase sólida que controla a solubilidade (resolução gráfica e numérica) em águas naturais Influência de complexantes orgãnicos na solubilidade.
Reacções redox: conceito de par redox e exemplos de determinação do estado de oxidação de um elemento em diversos compostos.Evolução geológica do estado de oxidação da Terra em função da variação da composição da atmosfera terrestre. Dedução da equação de Nernst. Equilíbrio e potencial redox.


Precipitação e dissolução

16 abril 2018, 10:00 Sílvia Chaves

 Influência na solubilidade de factores tais como a temperatura, a pressão, a força iónica e o tamanho das partículas. Resolução de problemas de cálculo da solubilidade (efeito do ião comum, da presença de complexantes e efeito de competição). Análise de qual a fase sólida que controla a solubilidade (resolução numérica) em águas naturais


Precipitação e dissolução. Resolução de problemas de complexação

12 abril 2018, 10:30 Sílvia Chaves

Solubilidade do carbonato de cálcio em sistema fechado e em sistema aberto (efeito da pressão parcial de CO2 na solubilidade e no pH). Resolução de um problema de exame envolvendo reações de complexação.