Sumários

Águas minerais portuguesas. Parâmetros organolépticos

7 maio 2018, 10:00 Sílvia Chaves

A água: sua indispensabilidade e limitação. Águas Minerais Portuguesas e sua classificação. Parãmetros organolépticos (cor, turbidez, aroma, sabor, temperatura): natureza, tratamento adequado, métodos de determinação e efeitos associados.


Química das Interfaces. Resolução de problemas redox e cinética

3 maio 2018, 10:30 Sílvia Chaves

Estrutura de vários silicatos e da alumina. Carga eléctrica à superfície das partículas. Modelos para a dupla camada eléctrica (capacidade constante e dupla camada difusa). Cinética de dissolução das fases sólidas catalisada por complexantes e por H+.Catálise dos processos redox à superfície dos óxidos.Resolução de problemas de reacções redox e de cinética.


Cinética. Química das Interfaces

3 maio 2018, 09:30 Sílvia Chaves

Reacções redox fotoquímicas e catalisadas por microorganismos. Velocidades relativas das reacções em sistemas naturais. Perfis de concentração nas águas naturais. Partículas nas águas naturais. Interacções na interface sólido-água. Efeito hidrofóbico. Adsorção: isotérmica de adsorção de Langmuir e de Freundlich. Superfície dos óxidos - reacções ácido-base e interacções com catiões e aniões.


Determinação do oxigénio dissolvido (Turno B)

2 maio 2018, 15:00 Sílvia Chaves

Explicação do método de Winkler e acerto das equações redox. Determinação do oxigénio dissolvido nas amostras de água pelo método de Winkler.


Reacções redox

30 abril 2018, 10:00 Sílvia Chaves

Tempo de residência de um elemento no mar e tempo de residência parcial médio. Exemplo da cinética de crescimento e de dissolução de uma fase sólida (calcite). Cinética dos processos redox: oxidação de Fe2+ a Fe3+ por O2. Cinética dos processos redox: oxidação dos sulfitos.