Sumários

Aula #22

14 maio 2014, 09:00 Carlos Caleiro

Protocolo de distribuição de chaves Kerberos. Protocolo de acordo de chaves de Diffie-Hellman, ataque do homem-no-meio e autenticação. Certificados digitais, infraestruturas de chaves públicas e protocolo station-to-station. O problema da verificação de protocolos criptográficos: protocolo NSPK, ataque de Lowe e protocolo corrigido NSL, outros ataques: tipificação, maleabilidade.


Aula #21

8 maio 2014, 10:30 Carlos Caleiro

Protocolos de estabelecimento de chaves: pré-distribuição, distribuição e acordo de chaves. Esquema de pré-distribuição de chaves de Blom. Esquema de partilha de segredos de Shamir. Distribuição de chaves com autoridade de confiança. Acordo de chaves de Diffie-Hellman.


Aula #20

7 maio 2014, 09:00 Carlos Caleiro

Funções de dispersão: ataque do aniversário, colisões e invertibilidade. Construção de Merkle-Damgard.  O esquema SHA-1, e o esquema de Chaum-vanHeijst-Pfitzmann baseado no problema do logaritmo discreto.


Aula #19

30 abril 2014, 09:00 Carlos Caleiro

Assinaturas digitais, autenticação não-repúdio. Esquema de assinaturas RSA, esquema de assinaturas DSA, esquema de assinaturas únicas de Lamport, propriedades.


Aula #18

24 abril 2014, 10:30 Carlos Caleiro

Segurança dos bits do logaritmo discreto, resíduos quadráticos e critério de Euler. Relação do problema do logaritmo discreto com o problema da factorização: algoritmo de Pohlig-Hellmann. O problema do logaritmo discreto generalizado, Elgamal generalizado sobre curvas elípticas.