Programa

Computação e Programação

Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Mestrado Integrado em Engenharia Química

Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente

Programa

Introdução à programação em sistema interactivo de cálculo numérico e simbólico, e de manipulação e visualização de dados. Conceitos básicos de programação imperativa; definição de funções; programação recursiva; procedimentos e efeitos colaterais; aplicações numéricas; manipulação de vectores e matrizes. Introdução à programação usando linguagem compilada e apropriada ao domínio de especialidade. Declaração de variáveis e tipos; definição de subrotinas e funções. Aplicações numéricas e manipulação de vectores e matrizes. Objecto como área de memória. Objectos versus valores. Afectação e libertação de memória. Programação em grande escala: método de programação modular por camadas baseadas em objectos. Utilização de módulos para definir camadas. Exemplo: torres de Hanoi sobre pilhas. Implementação das pilhas com vectores. Apontadores. Implementação das pilhas com apontadores. Tabelas (vectoriais e matriciais) dinâmicas. Implementação das pilhas com vectores dinâmicos. Exemplos: filas, listas e árvores. Aplicações: matrizes esparsas; simulação estocástica; optimização linear. Interface entre linguagens de programação.