Programa MATLAB

Os alunos vão precisar de usar intensivamente o programa MATLAB. Este programa está disponível em todos os computadores (PC/Windows) instalados no Laboratório de Tecnologias de Informação - LTI DECivil (http://ltidecivil.tecnico.ulisboa.pt/).

Recomenda-se a todos os alunos que instalem o programa MATLAB nos seus computadores pessoais. O IST possui uma licença que permite tal instalação (https://si.tecnico.ulisboa.pt/software/matlab/). (Algumas informações úteis para a instalação de software disponível no IST podem ser encontradas em https://suporte.dsi.tecnico.ulisboa.pt/.)

Faz-se notar que, para se poder instalar o MATLAB fora dos campi do IST é necessário criar previamente uma Virtual Private Network (VPN). A informação necessária para o efeito é dada pelos serviços de informática em http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/servicos/redes-e-conetividade/vpn/.

A Direcção de Serviços de Informática (http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/contactos/) dispõe de um Núcleo de Suporte ao Utilizador (NSU) que poderá esclarecer eventuais dúvidas na instalação do MATLAB.

Nota:
  • O corpo decente agradece todos os conselhos que os alunos nos queiram fazer chegar no sentido de melhorar as indicações anteriores.

Programa OCTAVE

Durante o semestre, nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, a utilização do MATLAB através de ligações fora do IST está bloqueada. Atendendo a esta, e a outras possíveis situações de dificuldade na utilização do MATLAB, por exemplo criadas pelo facto de a licença do IST apenas permitir um número limitado de utilizadores em simultâneo, recomenda-se a instalação e familiarização com o OCTAVE (um programa gratuito similar ao MATLAB). Pode instalar o OCTAVE a partir da seguinte ligação:

https://www.gnu.org/software/octave/download.

Para que a interface gráfica funcione, terá de instalar também o Java Runtime Environment, que pode descarregar aqui:

https://www.java.com/en/download/.

Notas:
  • Na esmagadora maioria das situações, a compatibilidade do OCTAVE com o MATLAB é total. Nas situações em que não é, regra geral, as adaptações a fazer serão mínimas.
  • Os alunos terão o apoio do corpo docente para ultrapassarem eventuais dificuldades que possam surgir na utilização deste programa.