Programa MATLAB

Os alunos vão precisar de usar intensivamente o programa MATLAB. Este programa está disponível em todos os computadores (PC/Windows) instalados no Laboratório de Tecnologias de Informação - LTI DECivil (http://ltidecivil.tecnico.ulisboa.pt/).

Recomenda-se a todos os alunos que instalem o programa MATLAB nos seus computadores pessoais. O IST possui uma licença que permite tal instalação (https://delta.ist.utl.pt/software/matlab.php). (Algumas informações úteis para a instalação de software disponível no IST podem ser encontradas em https://delta.ist.utl.pt/software/faq_shares.php.)

Faz-se notar que, para se poder instalar o MATLAB fora dos campi do IST é necessário criar previamente uma Virtual Private Network (VPN). A informação necessária para o efeito é dada pelos serviços de informática em http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/servicos/redes-e-conetividade/vpn/.

A Direcção de Serviços de Informática (http://dsi.tecnico.ulisboa.pt/contactos/) dispõe de um Núcleo de Suporte ao Utilizador (NSU) que poderá esclarecer eventuais dúvidas na instalação do MATLAB.

Nota:
  • O corpo decente agradece todos os conselhos que os alunos nos queiram fazer chegar no sentido de melhorar as indicações anteriores.

Programas gratuitos similares ao MATLAB

Durante o semestre, nos dias úteis, das 8:00 às 18:00, a utilização do MATLAB através de ligações fora do IST está bloqueada. Atendendo a esta, e a outras possíveis situações de dificuldade na utilização do MATLAB, por exemplo criadas pelo facto de a licença do IST apenas permitir um número limitado de utilizadores em simultâneo, recomenda-se a instalação e familiarização com um dos seguintes programas "alternativos":

  • Octave (com uma grande comunidade de utilizadores, mas menos "user friendly" que o FreeMat)
    http://wiki.octave.org/
Notas:
  • A compatibilidade destes programas com o MATLAB não é total. Em todo o caso, para a construção de programas simples, as adaptações que é necessário introduzir são, regra geral, mínimas.
  • Os alunos terão o apoio do corpo docente para ultrapassarem eventuais dificuldades que possam surgir na utilização destes programas.