Matéria para os exames

Matéria no livro adoptado

Os capítulos 1 a 10 (inclusive) estão incluídos integralmente na matéria para os exames. No entanto, alguns tópicos apresentados nestes capítulos serão considerados apenas no plano teórico. É o caso dos arrays tridimensionais (Secção 2.1.6 na 3ª edição; Secção 1.6.7 na 2ª edição) e da leitura e escrita a partir de ficheiros Excel (Secção 9.2 em ambas as edições).

Os capítulos 11 e 12 (11 e 13 na 2ª edição) também estão incluídos. No entanto, é importante notar que, relativamente à utilização da matéria destes capítulos para a escrita de código MATLAB nos exames, apenas se pretende que os alunos saibam utilizar as funções pré-definidas mais relevantes, tais como plot, mean, ou sort.

Os capítulos 13 e 14 (12, 14 e 15 na 2ª edição) estão quase totalmente excluídos. A excepção é a secção 13.3 (14.3 na 2ª edição), dedicada à construção de interfaces gráficas, cuja matéria será apenas relevante para a componente teórica dos exames.

Eventuais dúvidas sobre a inclusão ou não de alguma parte do livro na matéria para os exames poderão ser esclarecidas junto do corpo docente.

Matéria fora do livro adoptado

Para além do livro, deve ainda ser incluída a matéria apresentada nos diapositivos disponibilizados no separador "Aulas teóricas" da página web da cadeira.

Funções pré-definidas mais importantes

Os exames pressupõem que os alunos são conhecedores da utilização básica de algumas funções pré-definidas no MATLAB. Em particular, espera-se que os alunos saibam utilizar as seguintes funções:

intmin, intmax, realmin, realmax
linspace
rem, abs, sqrt, sin, cos
fix, floor, ceil, round
max, min, mean, std, sum
rand, randi
sort
find, any, all, isequal
input, disp, fprintf
fopen, fclose, feof, fgetl
strtok, str2num, num2str, sprintf, strcmp, strfind, strrep
length, size
zeros, ones
plot, bar
save, load
cell, struct

Nota: Esta lista de funções poderá ser actualizada até à época de exames.