• Escrever algoritmos em C++ (linguagem adotada)
  • Utilizar o IDE Code::Blocks

EXERCÍCIOS

1.     (Q1 do Cap.2) Identifique cada uma das seguintes instruções como sendo de expressão, de declaração simples, ou composta:

a) double x;

b) cin >> x;

c) cout << x * 0.5;

2.     (Q2 do Cap.2) Numa execução do código abaixo, o utilizador introduz

2.0 4.0 na linha de comandos da janela de consola.

O que mostra então o código na saída padrão?

cout << " Introduza altura e largura >" ;

double a;

cin >> a;

double l;

cin >> l;

cout << " Area = " << a * l;

3.   (Q3 do Cap.2) Edite, compile e execute o programa no diapositivo 46 das aulas teóricas. Modifique o programa para este passar a calcular o cubo de um número. Teste o programa alterado, voltando a editá-lo, compilá-lo e executá-lo.

4.    (Q5 do Cap.2) Suponha que a altura h(t) de uma bola é dada por h(t) = v 0t - gt 2/2. Escreva uma instrução de expressão que avalie esta fórmula e atribua o valor apropriado a uma variável que guarde a altura. Escolha nomes adequados para as variáveis correspondentes aos símbolos na fórmula.

5.    (Q6 do Cap.2) Uma máquina precisa de n parafusos, os quais são vendidos apenas em lotes de m. Escolhendo nomes adequados para as variáveis, escreva uma instrução de expressão que escreva para a saída padrão o número de parafusos que irão sobrar após a construção da máquina.

6.  (Q8 do Cap.2) Escreva um programa em C++ que receba, a partir da entrada padrão, o número de segundos desde as 00h00 do dia 1 de Janeiro e que indique o número de dias, horas, minutos, e segundos desde o início do ano.

7.     (Q9 do Cap.2) Defina um conjunto de testes para o programa do problema anterior.